Opinião

Qualificação ANS – melhore seu Índice de Desempenho na Saúde Suplementar (IDSS)

A avaliação de desempenho e qualificação ANS sobre o período de 2017 causou surpresa e desconforto na maioria das operadoras odontológicas e de planos de saúde. O motivo da inquietação foi a brusca baixa de pontuação do IDSS (Índice de Desempenho na Saúde Suplementar) registrado pelo órgão.

Veja Mais
Perspectivas para 2019

O ano novo chegou e com ele uma agenda intensa de intenções de mudança e reorganização social, democrática e organizacional. No aspecto nacional, um novo governo que inicia com novos membros que serão acompanhados com lente de aumento pela população. No aspecto social um novo olhar para a política. 

Veja Mais
Então é Natal.... E junto chega as atualizações de dezembro da ANS para as Operadoras

Já virou hábito o que alguns chamam de “pacote de maldades” da ANS, que são as publicações nas últimas semanas do ano, que definem uma série de mudanças na regulamentação ou trazem novas obrigações para as operadoras, geralmente com exíguo tempo para sua implantação.

Veja Mais
O que seria GESTÃO no sistema de saúde?

Ao participar em outubro de 2018 do 4º Fórum da Saúde Suplementar no Rio de Janeiro, evento realizado pela Federação Nacional de Saúde Suplementar – FenaSaúde, onde foram apresentadas enquetes realizadas através do aplicativo do evento para interação dos mais de 900 participantes, uma me chamou a atenção:

Veja Mais
Cuidados paliativos: a importância dessa discussão e sua relação com o preço do plano de saúde

Muito se fala sobre os cuidados paliativos. Entretanto, apesar de extremamente importante, poucas vezes é feita uma reflexão sobre a relação dos referidos cuidados com a precificação dos planos de saúde.

Veja Mais
Consulta domiciliar como recurso de controle de desperdício

A consulta médica domiciliar tem como objeto principal um atendimento médico personalizado, realizado por profissional altamente capacitado, com segurança e conforto, seguindo a tendência mundial em saúde.

Veja Mais
Transparência para o reajuste dos planos de saúde individuais - IRPI

No último dia 13/11, aconteceu mais uma Audiência Pública promovida pela ANS, oportunidade em que propôs novo método de reajuste dos planos de saúde individuais - IRPI. Continue a leitura e saiba mais...

Veja Mais
Chatbot na Saúde Suplementar

Vamos falar de tecnologia? .....esse assunto me fascina!
Mesmo achando que a saúde suplementar está engatinhando e começando agora a considerar a tecnologia como aliada, os últimos artigos que li sobre o tema volto a perceber que ainda estamos devagar....

Veja Mais
Resultado IDSS 2018: conheça o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar do ano

Divulgado no último dia 05/11 o resultado preliminar do IDSS 2018, ano base 2017. Com resultados muito diferentes do exercício anterior, representa grande desafio para as OPS após as alterações de metoologia de apuração. Continue a leitura e entenda o que mudou.

Veja Mais
Alteração da área de comercialização da Operadora x adequação de produto

Frequentemente recebemos perguntas sobre alteração da área de comercialização da operadora junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e adequação nos produtos comercializados pelas Operadoras. Neste artigo buscarei explicar um pouco esse tema.

Veja Mais
FENASAUDE e APS

Nos dias 22 e 23 de Outubro de 2018 a Federação Nacional de Saúde Suplementar – FenaSaúde realizou o 4º Fórum da Saúde Suplementar no Rio de Janeiro, o evento contou com participação de autoridades brasileiras (três ministros) e estrangeiras para contribuir no desenvolvimento do setor de Saúde sob o tema “O Desafio da Eficiência em Saúde: Um Debate Inclusivo”.

Veja Mais
Qual é sua oferta de valor?

Na última semana tive a oportunidade de participar do Seminário Otimização de Custos com Saúde Corporativa e nessa ocasião estavam presentes agentes de cada área, contratantes, operadoras e prestadores de serviços médicos hospitalares. Continue lendo e saiba os principais movimentos dos grandes players do mercado

Veja Mais
Visão dos desafios do setor pela Fenasaúde

Fenasaude sempre me impressionou pela qualidade naquilo que faz. Confesso que, como atuária que iniciou a carreira no mercado segurador, sempre admirei a CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais) e, desde a criação da Fenasaúde, sua atuação no mercado da saúde suplementar tem sido marcada por colocações altamente qualificadas, conteúdo relevante e participação ativa no segmento.

Veja Mais
Longevidade X Saúde Bucal

O Brasil está envelhecendo. O crescimento do número de idosos com aumento da expectativa de vida para 76 anos. O salto foi de 19,5%, ou seja, de 25,4 milhões para 30,2 milhões de indivíduos. E as projeções mostram um crescimento significativo para 2025, sendo superior a 32 milhões.

Veja Mais
Resolução da CMED

Primeiro vamos a um breve resumo dos fatos: conforme a imagem abaixo, em março de 2009, uma resolução da CMED proibiu hospitais e clínicas de comercializar medicamentos; em 2011, a ANS publicou a RN 241 proibindo a existência de margem de comercialização para medicamentos em contratos de prestação de serviços; em 2014, a ANS revogou a RN 241;

Veja Mais
Seminário da ANS - Ouvindo os contratantes: como consumidores de planos de saúde coletivos podem participar das decisões regulatórias?

No dia 30 de agosto de 2018, ocorreu o seminário da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar – no Rio de Janeiro, com os contratantes de planos de saúde coletivos... A ideia do evento foi debater sobre a legislação vigente e suas possíveis alterações, bem como ouvir sugestões dos referidos contratantes. Veja artigo sobre o evento

Veja Mais
Empresário Individual

Publicamos em janeiro desse ano a orientação jurídica acerca da RN 432 que trata da contratação de plano privado de assistência à saúde coletivo empresarial por empresário individual. Essa norma foi muito esperada por diversas operadoras e em especial as que tem como objetivo o crescimento da carteira de contratos coletivos empresariais de até 29 vidas, os chamados “PME’s”.

Veja Mais
Impacto das novas regras de coparticipação de planos de saúde da ANS

A reforma das regras de coparticipação de planos de saúde da ANS, traz impactos significativos sobre a lógica econômica dos planos de saúde e merece um debate mais amplo

Veja Mais
Contrariando a crise, mercado de planos odontológicos cresce e gera oportunidades

Em artigos anteriores, apontei que mesmo com a crise que o país enfrentou e ainda enfrenta, o mercado de odontologia cresceu, ganhando a atenção da população e se tornando cada vez mais relevante, embora ainda não atinja uma parte da população, seja por desconhecimento ou por instabilidade econômica.

Veja Mais
Inovação em Saúde

Aconteceu no dia 08 de agosto de 2018 o Health Innovation Summit 2018, encontro para discutir sobre uma nova perspectiva para a indústria da saúde, continue lendo e saiba sobre os modelos com ideias inovadoras e soluções úteis e sustentáveis...

Veja Mais
TOP