Opinião

Planos de saúde devem prestar atenção especial ao grupo de risco do COVID-19

Saiba por que e como operadoras de planos de saúde devem prestar atendimento especial ao grupo de risco do COVID 19

Estamos enfrentando um momento único e ainda desconhecido em relação à pandemia do coronavírus. 

Veja Mais
Percepções iniciais sobre os impactos do coronavírus em planos de saúde

Quais serão os impactos do coronavírus em planos de saúde? Neste artigo, eu comento um pouco sobre esse tema

Dado o momento pelo qual estamos passando, o meu artigo dessa semana não poderia falar de outra coisa a não ser o Covid-19. 

Veja Mais
A importância da ANS para o mercado de saúde suplementar

Você sabe por que sua operadora de saúde possui um órgão regulamentador? Saiba mais sobre a importância da ANS
Diante de tantas normas regulamentadoras e obrigações, provavelmente você já duvidou da importância da ANS e pensou que ela surgiu apenas para complicar a sua operadora de planos de saúde.
 

Veja Mais
Comercialização de planos de saúde individuais e familiares

Apesar de questionados, planos de saúde individuais e familiares podem ser positivos para uma operadora. Descubra o motivo.

Ao longo dos anos, vi que os planos de saúde individuais e familiares são questionáveis por algumas operadoras que preferem trabalhar com produtos coletivos. 

Veja Mais
Gestão do tempo aliada à tecnologia

O tempo, o recurso mais valioso e escasso nos últimos tempos, ao menos que seja organizado, parafraseando Peter Druker, o “Pai” da Administração.
Em um mundo com grandes avanços tecnológicos e com uma demanda enorme de informações, existem muitas distrações que tomam nosso tempo. 

Veja Mais
RN 323 – uma obrigatoriedade que pode trazer benefícios

Uma obrigatoriedade nem sempre é negativa. Saiba como utilizar a RN 323 a favor da sua operadora de plano de saúde

Em abril de 2013, a ANS promulgou a RN 323, norma que prevê que todas as operadoras de planos de saúde devem criar um setor de ouvidoria dentro da sua estrutura organizacional. Essa obrigatoriedade não é, necessariamente, negativa. Muito pelo contrário, traz uma ótima possibilidade de redução de conflitos entre operadoras e beneficiários, além de ampliar a qualidade do atendimento prestado.

Veja Mais
Provisão para Insuficiência de Contraprestações – para quem serve?

Neste artigo, eu analiso a necessidade de Provisão para Insuficiência de Contraprestações para operadoras de planos de saúde com rede própria
Desde o mês passado, as operadoras de planos de saúde passaram a assumir a responsabilidade por contabilizar a PICProvisão para Insuficiência de Contraprestações, conforme previsto pela ANS no fim de 2018 ao publicar a RN 442 e alterar a RN 393 que é a base das provisões técnicas.

Veja Mais
A importância da adoção de métodos atuariais

Descubra por que a adoção de métodos atuariais pode otimizar os resultados da sua operadora de planos de saúde

Tenho a preocupação de contribuir com o futuro da saúde suplementar no Brasil através da discussão de ideias.

Veja Mais
Prestadores de plano odontológico x operadoras – uma relação conflituosa

Conheça os principais conflitos e como melhorar a relação entre prestadores de plano odontológico e operadoras

Um dos princípios básicos de uma operadora de planos odontológicos é oferecer uma assistência aos seus beneficiários que, minimamente, atenda ao rol da ANS

Veja Mais
O que operadoras devem saber antes de criar planos de saúde para idosos

Atualmente, muitas operadoras oferecem planos de saúde para idosos mirabolantes e por isso precisamos fazer uma reflexão

Operadoras buscando alternativas para crescimento de sua carteira e população envelhecendo: casamento perfeito para criação de planos de saúde para idosos. Essa pode ser uma solução, mas é preciso ter alguns cuidados.

Veja Mais
Exemplo prático para entender o que é Peona

Entenda melhor para que serve e o que é PEONA a partir do exemplo com a sua fatura de cartão de crédito

Muita gente tem dificuldade em entender o que é PEONA, mas compreender seu propósito não é tão complicado assim. Para ajudar, resolvemos utilizar um parâmetro de comparação com o cartão de crédito

Veja Mais
LGPD na saúde suplementar e a relação entre base de dados e precificação de produtos

Saiba mais sobre a LGPD na saúde suplementar e a importância da base de dados própria para os estudos de precificação de produto

Neste artigo, vou falar sobre a importante relação entre estudos de precificação de produtos com a base de dados de nossos clientes e, também, sobre a LGPD na saúde suplementar. 

Veja Mais
Comercialização de produtos: Individual/Familiar

Esse tipo de contratação é bem questionado em algumas Operadoras que “preferem” trabalhar com produtos coletivos. Ao longo dos anos acompanhei discussões sobre manter ou não a comercialização de produtos com tipo de contratação Individual e ou familiar. Teve casos de diretorias convocarem reunião dispostas a suspender a comercialização dos mesmos.
 

Veja Mais
Como está a saúde do plano de saúde que você oferece aos seus beneficiários?

Estamos encerrando mais um ano de muito trabalho e nesse momento pensamos nas estratégias para o ano que vem.

Além de todas as avaliações tradicionais, sugiro fazermos mais algumas no sentido de saber: Como está a saúde do plano de saúde que você oferece aos seus beneficiários?

 

Veja Mais
Notificação de inadimplência com plano de saúde individual

Em caso de inadimplência com plano de saúde individual, beneficiário deve ser comprovadamente notificado

Em caso de inadimplência com plano de saúde individual, a lei 9.566/98 prevê que os planos podem ser suspensos ou cancelados a partir de 60 dias de atraso em relação aos pagamentos. 

Veja Mais
Reflexão sobre a Instrução Normativa nº 57 da ANS

Saiba mais sobre a recente publicação da Instrução Normativa nº 57 da ANS

Recentemente, a Agência Nacional de Saúde Suplementar publicou a Instrução Normativa nº 57 da DIPRO, que regulamenta o monitoramento econômico-financeiro e atuarial dos produtos.

Veja Mais
Discussão com Ministério Público do Estado de Minas Gerais - Reajuste

Hoje tive a incrível oportunidade de participar do debate sobre reajuste em planos de saúde com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, compartilhando a mesa com ilustres representantes do judiciário, Dr. Sebastião Pereira dos Santos Neto, juiz e membro do Comitê executivo de Saúde e Rafael Pereira Vinhas, Gerente Geral da Regulação e Estrutura de Produtos na ANS e João Nogueira, estatístico.

Veja Mais
Será que a nota do IDSS da sua operadora está correta?

Saiba mais sobre o IDSS feito pela ANS e por que a nota da sua operadora pode ser inconsistente

Como 2019 passou rápido, não? O fim de ano está já está aí... e, com ele, a mesma preocupação de sempre: qual será a nota de IDSS que a sua operadora irá receber

 

 

Veja Mais
O futuro dos planos de saúde no Brasil

Como garantir o futuro dos planos de saúde em meio a um mercado que entrou em colapso? Confira no artigo do especialista Luiz Fernando

Já faz tempo que a Saúde Suplementar do país entrou em colapso. Consequentemente, há uma grande preocupação de todos os envolvidos neste mercado, como: operadoras, prestadores de serviço, beneficiários, fornecedores de materiais e medicamentos, judiciário e ANS.

Veja Mais
Sobre o uso consciente do plano de saúde

O uso consciente do plano de saúde é algo benéfico tanto para as operadoras quanto para os beneficiários – saiba mais

Recentemente, apresentei o Estudo de Diagnóstico de Carteira – um projeto que traz uma análise sobre as características, comportamento e utilização de serviços médicos de operadora comparado a análises estatísticas de dados do mercado – para um de nossos clientes.
 

Veja Mais
TOP