Coberturas adicionais/opcionais e o Benefício Farmácia

Coberturas adicionais/opcionais e o Benefício Farmácia

As operadoras podem oferecer, além da cobertura dos procedimentos descritos no Rol da ANS, coberturas adicionais ou opcionais, dentre elas está a Assistência Farmacêutica, a fim de garantir a cobertura dos medicamentos, os quais não possuem cobertura obrigatória por parte das operadoras.

Medicamentos são imprescindíveis para prevenção e cura de diversas doenças. No entanto, o acesso aos medicamentos é um dos obstáculos encontrados na saúde para tanto, especialmente em razão dos custos envolvidos, sendo um dos maiores motivos de abandono do tratamento. 

O desconto no medicamento facilita o acesso dos beneficiários de plano de saúde ao tratamento proposto pelo seu médico assistente, pois o beneficiário pode ter condições de pagar pelo plano, mas isso não quer dizer que terá condições de pagar pelo medicamento prescrito durante um atendimento coberto pelo plano.

O monitoramento contínuo da utilização racional de todo medicamento prescrito pelos prestadores de serviço gera a atenção integral e bem-estar aos beneficiários de planos de saúde, com significativa melhora no autocuidado, o que corrobora, inclusive, com a saúde mental.

A aderência e a persistência, ou seja, o acesso e a continuação do tratamento medicamentoso de acordo com a prescrição, são importantes para evitar a exposição à descompensação de crônicos (diabéticos, hipertensos, colesterol alto e etc.) e, consequentemente, as idas ao PS e às internações em razão do abandono dos expostos, diminuindo, portanto, a sinistralidade dos planos de saúde.

Entretanto, facilitar o acesso à medicamentos e realizar o monitoramento, para maior adesão e, consequentemente, melhoria no resultado clínico, de acordo com o tratamento prescrito pelo médico assistente, é um grande desafio para as operadoras de saúde, pois foge do escopo do seu trabalho. Além disso, ressalto que as operadoras não podem realizar atividade diferente de operar plano de saúde, razão pela qual, o oferecimento desse tipo de saúde deve ser garantido através de empresa especializada.

Pensando nisso, empresas no mercado de saúde disponibilizam plataformas de benefícios de medicamentos, a partir de negociações entre os players do mercado, garantindo desconto sobre medicamentos.

Para tanto, há algumas modalidades de produtos no mercado que garantem o desconto em medicamento de diversas formas:

 
  • Lista de desconto: convênio estabelecido entre operadora e rede de farmácias. Mais comum no mercado e com descontos baixos, que gera pouco engajamento do paciente ao tratamento. As vezes o desconto da própria rede de farmácias é melhor do que o do convênio do plano;
  • Benefício Farmácia pós-pago: convênio estabelecido entre a Operadora e uma intermediária que faz a gestão do benefício e conta com um subsídio real de parte da compra (pode ser de 10% até 100% a depender da cobertura que se deseja)
  • Benefício Farmácia pré-pago: igual ao pós-pago com a diferença que a Operadora paga um valor fixo mensal e mitiga seu risco neste aspecto. 
 
Algumas empresas, além de garantirem desconto aos medicamentos prescritos, realizam a estratificação do risco e promovem a gestão de saúde populacional, com o entendimento da saúde da população como um todo, incentivando discussões e engajamento entre os players do mercado (prestadores e profissionais da saúde, empregadores e formuladores de políticas) e promovendo o desenvolvimento e a disseminação de estratégias para melhorar a saúde da população.
 

Nesse sentido, a Funcional Health Tech possui um produto denominado Benefício Farmácia para fornecimento de acesso ao medicamento certo, pelo paciente certo, com desconto na compra de medicamentos pelos funcionários de empresas (RH) e para beneficiários de operadoras de planos de assistência à saúde. 

Referido benefício proporciona para as empresas e operadoras de saúde um cuidado com seus colaboradores/beneficiários que é complementar ao plano de saúde: através de acesso à medicamentos, vacinas e itens de primeira necessidade nas farmácias.

Dessa forma, as operadoras podem contratar esse tipo de serviço e disponibilizar aos seus beneficiários como uma cobertura adicional, registrada no produto, sendo comercializado o produto com essa característica, conforme descrito nas condições gerais do contrato, ou, ainda, podem disponibilizar referida cobertura como opcional, sendo a sua contratação de forma facultativa, através de um termo de cobertura opcional, ambas as formas a fim de garantir o acesso aos medicamentos, considerando o desconto envolvido nos mesmos.

O Benefício Farmácia é uma importante ferramenta para viabilizar a adesão aos tratamentos, através de uma rede com mais 17 mil farmácias, prevenir as doenças e promover gestão da saúde nas empresas, com impacto na produtividade dos colaboradores, redução das taxas de absenteísmo e custos com saúde, além da alta percepção de valor sobre o benefício concedido.

As operadoras que contratam esse tipo de serviço, além de garantirem um cuidado a mais com seus beneficiários, empoderam a área médica que passa a receber todas as informações técnicas e gerenciais para fazer a gestão de saúde de seus beneficiários. Promovendo ações muito mais assertivas.

Outro ponto importante é a possibilidade de identificar grupos patológicos que requerem atenção especial, possibilitando ações imediatas e direcionadas, evitando agravamentos, visando não só o bem-estar do indivíduo, mas também de todo o coletivo e seus familiares.

A cobertura em questão leva mais saúde aos beneficiários, ajudando a adesão ao tratamento medicamentoso, com o cuidado integrado de sua saúde, trazendo mais qualidade de vida e retenção dos beneficiários.

Como funciona: o beneficiário vai até uma das milhares de farmácias credenciadas e apresenta seu cartão, receita médica e RG; o balconista autoriza a compra através do sistema autorizador da Funcional que confere se os itens estão de acordo com as regras estabelecidas, de forma automatizada; com a autorização concluída é gerado um código para rastreabilidade do processo, para garantir o remédio certo para a pessoa certa; após a compra as informações são distribuídas para as plataforma de Business Intelligence (BI) e gestores.

Assim, a cobertura de assistência farmacêutica tem por finalidade a promoção do acesso a medicamentos, bem como de seu monitoramento e uso racional, para garantir que o beneficiário receba o medicamento apropriado para suas necessidades clínicas, nas doses individualmente requeridas para um adequado período e a um baixo custo, evitando assim o desperdício e o uso irracional de medicamentos por beneficiários de planos de saúde. 

Muitas empresas contratam esse tipo de serviço pensando em ações, de acordo com seu planejamento estratégico, para garantirem a atração e a retenção de seus talentos, razão pela qual é um diferencial no mercado ter disponível o Benefício Farmácia para oferta na contratação de planos coletivos, funcionando como um bom argumento de venda!

Por fim, vale ressaltar que a Assistência Farmacêutica é um dos itens de excelência do processo de acreditação das operadoras de saúde, nos termos da RN 452/2021, sendo necessário o cumprimento de 80% dos itens de excelência para a operadora alcançar a Acreditação nível I.

Essas são as minhas considerações.

 

Natalie Martins
Gestora da Gestão Regulação

Edgar Eduardo
Gerente Customer Success


Data da notícia: 27/12/2021

TOP