Opinião

Teletrabalho e o plano de saúde

A partir do advento da Lei nº 13.467/2017, também conhecida como a “Reforma Trabalhista”, o teletrabalho passou a ser disciplinado de forma específica pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) como sendo a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo.

Veja Mais
Startup uma experiência tecnológica e humana

Assim como a tecnologia está presente nas relações comerciais de outros ramos, temos hoje as opções oferecidas pelas Startups, que ao invés de se apresentar como uma operadora com larga rede de prestadores, chega no mercado como uma facilitadora, sem muitas burocracias, com poucas e boas opções de escolha de recursos, porém, com foco na gestão de saúde de seus beneficiários. Leia mais.

Veja Mais
Por que os reajustes coletivos vêm reduzindo ao longo dos anos?

Os planos coletivos (empresariais/adesão) são aqueles em que os beneficiários estão vinculados à pessoa jurídica contratante por relação empregatícia ou estatutária e ainda por pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou setorial, como: conselhos, sindicatos e associações profissionais.

Veja Mais
Impactos do reajuste negativo

Temos orientado inclusive nossas parceiras operadoras que se atentarem que essa questão também tem impacto nas coparticipações dos produtos, entendemos que se aplica o mesmo percentual de reajuste nas coparticipações dos referidos produtos se tiver expresso no instrumento jurídico.

Veja Mais
Obrigatoriedade de CID ou hipótese diagnóstica nos pedidos médicos e guias TISS para autorização dos procedimentos pelas operadoras de saúde

Ao realizar um treinamento sobre as regras de atendimento e relação com os prestadores e, logo em seguida, recebi o mesmo questionamento muito relevante para o setor acerca de suposto direito da Operadora de não autorizar exames sem que tenha CID ou Hipótese diagnóstica no pedido médico, razão pela qual resolvi escrever sobre o assunto no presente artigo.

Veja Mais
Mais tecnologia em saúde ou mais acesso em saúde?

Os debates do Fórum ASAP que aconteceu nesta última semana de agosto foram enriquecedores para a construção de um novo modelo de saúde e inspirado em algumas ideias chaves apresento um debate sobre mais acesso ou mais tecnologia no artigo a seguir.

Veja Mais
A busca pela melhoria deve ser incessante!

Muitos de nossos clientes tem nos procurado solicitando auxílio para atendimento às exigências da RN 452. E do que se trata essa RN? Confira

Veja Mais
Planos de saúde coletivos por adesão: o que está acontecendo?

Os planos de saúde podem ser contratados por pessoa física e seu grupo familiar, ou por pessoa jurídica, que chamamos de planos coletivos. A contratação coletiva se subdivide em duas modalidades: empresarial ou por adesão.

Veja Mais
Marketplace da saúde: o que é e o que podemos extrair dessa ideia?

O marketplace da saúde agora é uma das opções de serviços médico-hospitalares. Entenda melhor como ele impacta as operadoras!

Veja Mais
O impacto da pandemia Covid-19 na compra de medicamentos psiquiátricos

Diversos estudos abordam os impactos na saúde mental da população. A mudança de comportamento com a pandemia foi inevitável e, com ela, o distanciamento social, privação de eventos sociais e culturais, afastamento das atividades presenciais na escola, faculdade e trabalho, mudaram nossas emoções e a forma como vivemos em sociedade.

Veja Mais
Busca constante de proximidade entre contratante x contratada

É sabido que o setor de saúde suplementar é complexo, mas acredito que proximidade entre operadora e contratante com visão de parceria ao invés da visão de “concorrência” na hora de negociar o reajuste previsto no contrato é essencial para evolução de uma linha de cuidado aos beneficiários...

Veja Mais
O que aconteceu com o reajuste dos planos individuais?

O reajuste de planos individuais ou familiares de -8,19% surpreendeu todo o segmento de operadoras e corretoras de saúde. Confira nosso artigo sobre o tema!

Veja Mais
Bitcoin e ANS

O objetivo desse artigo consiste em discutirmos alguns aspectos relacionados a quando as operadoras de planos de assistência à saúde suplementar puderem investir em bitcoins (e outras criptomoedas).

 

Veja Mais
Lançamento de novos produtos em saúde suplementar: prós e contras

Confira prós e contras de novos produtos em saúde e saiba quais são as estratégias que motivam operadoras a comercializarem determinados tipos de plano.

 

Veja Mais
Telemedicina é tendência e já está na mira de operadoras de saúde

É uma tendência que a telemedicina faça parte do futuro breve, se não agora, da realidade do mercado de planos de saúde. Vale a pena já incluir o tema na pauta!

 

Veja Mais
PIC e PEONA SUS - provisões obrigatórias a operadora de planos de saúde

Tenho abordado esses temas, pois venho recebendo muitos questionamentos sobre as duas novas provisões, que devem ser consideradas uma realidade, pois são obrigatórias desde janeiro de 2021.

Veja Mais
Na área da saúde o que não é medido não pode ser gerenciado

Tem sido recorrente o tema de remuneração baseada em valor, e quando se fala em valor em saúde, certamente já ouvimos falar do triple aim, ou triplo objetivo. Em tempos mais atuais fala-se em quadriple aim, ou objetivo quadruplo, que aborda os aspectos...

Veja Mais
Agravo – confira questionamentos e respostas neste artigo especial

Constantemente, a nossa consultoria é abordada quanto a questionamentos sobre a oferta de agravo. Por esse motivo, escrevo esse artigo para contribuir no entendimento do tema e para auxiliá-los na decisão de ofertar e ou não. Agravo nada mais é do que um acréscimo temporário...

Veja Mais
Cobertura das lesões decorrentes da falta de saúde mental como acidente pessoal

Conforme estabelecido na nova normativa que atualizou o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS (RN 465/2021), “para fins de cobertura, prazos de carência e CPT, as lesões auto-infligidas e as automutilações, praticadas por portadores de doenças mentais, com ou sem...

Veja Mais
Reajuste dos planos de saúde neste ano certamente vai impactar em 2022

Aproveitando o gancho do artigo publicado em 25/05/21, que fala sobre o reajuste dos planos de saúde individuais e familiares em 2021, e considerando que o tema deu o que falar, gostaria de comentar a minha opinião sobre o assunto, que causou muitas discussões no setor e burburinhos...

Veja Mais
TOP