Opinião

Entenda o que é o índice geral de reclamações – IGR

Muitas operadoras questionam qual o limite de quantidade de NIP para evitar a suspensão dos planos de saúde ou uma medida administrativa advinda do monitoramento do risco assistencial. A resposta está no acompanhamento do Índice Geral de Reclamações - IGR, juntamente com...

Veja Mais
Produto porta de entrada ou produto como mecanismo de regulação

As formas mais comuns que as operadoras utilizam para controlar a frequência e utilizações exageradas por parte dos beneficiários são os mecanismos de regulação. As formas mais comuns que as operadoras utilizam para controlar a frequência e utilizações exageradas por...

Veja Mais
Saiba o que é preciso para registrar operadora de saúde na ANS

Já pensou em registrar uma operadora de saúde na ANS? Saiba que é preciso oferecer garantias financeiras para conseguir autorização de funcionamento. Nos últimos dois anos, venho observando um interesse grande de investidores e empresários, principalmente donos de clínicas...

Veja Mais
Canal de Vendas: Equipe própria ou terceirizada?

Em artigos anteriores foram abordados assuntos relacionados a tipos de produtos, área de abrangência de cobertura, produtos adicionais e/ou opcionais, mecanismos de regulação e outros que podem ser acessados através dos links abaixo, dessa vez trago a tona estratégias...

Veja Mais
Leia e entenda mais sobre Capital Baseado em Riscos - CBR

Em dezembro de 2020, a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar realizou a reunião de solvência para a apresentação da proposta para o modelo padrão de mensuração de Capital do Risco Operacional e Risco Legal, que faz parte da nova forma de mensuração de Capital Baseado...

Veja Mais
Operadoras buscam melhorar a tratativa de NIP

As operadoras têm buscado melhorar as tratativas de NIPs, criando setores internos exclusivos para tratativas das demandas na ANS, com o acompanhamento de consultorias externas especializadas em saúde suplementar. Todavia, muitas vezes, uma demanda arquivada com status de “RVE – Reparação Voluntária e Eficaz” é suficiente para a operadora correr o risco de uma medida administrativa na ANS (suspensão de planos, Direção Técnica e até mesmo uma alienação compulsória da carteira, além das multas pecuniárias), em...

Veja Mais
Operadora própria de plano de saúde: o que te faz desistir ou entrar para o negócio

Seja no setor médico ou odontológico, por que investir em operadora própria de plano de saúde?
Venho comentando em minhas publicações sobre o aumento da quantidade de empresários ou profissionais dentistas que querem abrir a sua operadora própria de plano de saúde odontológico. Muitos desses empreendedores já possuem um considerável número de clientes e veem nesse aspecto uma grande oportunidade. 

Veja Mais
A contratação eletrônica pode ser uma tendência do novo normal

O ano de 2020 com a pandemia do coronavírus transformou a rotina de milhões de pessoas da noite para o dia, incluindo a forma de comprar. Com o isolamento social recomendado pelo Ministério da Saúde para combater a disseminação da COVID-19, comprar remotamente tornou-se uma necessidade para muitos consumidores, exigindo adaptação ao novo normal, sem falar que a compra remota facilita a pesquisa dos planos disponíveis e a comparação de preços.

Veja Mais
Planos Odontológicos – Qual a sua proposta de valor?

Diferente de anos anteriores tivemos em 2020 uma enorme procura de interessados em consultoria e assessoria para obtenção registro de operadoras odontológicas. Esse movimento foi muito curioso e me fez refletir qual tenha sido essa motivação.

Veja Mais
A inflação médica ficou negativa, e agora?

Inflação médica apura a variação dos preços no setor de saúde

Inflação médica é o termo que atribuímos à variação de custo médio gerado por um beneficiário de plano de saúde, em um ano, em relação ao gasto médio no ano anterior.
Esse índice de variação expressa tanto a variação de preço dos serviços quanto a variação da demanda por serviços de assistência médico-hospitalar.

Veja Mais
Como ficam os dependentes do plano de saúde quando titulares são excluídos?

Nos contratos individuais ou familiares, é certo que a exclusão do beneficiário titular não extingue o contrato. Isso assegura aos dependentes do plano de saúde já inscritos o direito à manutenção das mesmas condições contratuais, com a assunção das obrigações decorrentes.

Com relação aos planos coletivos, parecia óbvia a exclusão automática dos dependentes no caso de exclusão do beneficiário titular. Isso devido à ausência do vínculo.

Veja Mais
Recebe muito processo de judicialização por conta de reajuste supostamente indevido?

Que tal mudar esse status em 2021 e reduzir processos de judicialização?

Reajustes supostamente indevidos podem gerar processos de judicialização. Saiba como evitar esse tipo de entrave ou até mesmo ter sucesso em processos já iniciados.
Se tem uma coisa que sai totalmente do controle da uma operadora de saúde é quando um processo é movido contra ela no âmbito judicial. Algo que vem sendo cada vez mais frequente e virou hábito. 

Veja Mais
Cálculo da PIC - critério adotado pela ANS é diferente de metodologia atuarial própria

É vantagem adotar uma metodologia atuarial para o cálculo da PIC?
Entenda os caminhos possíveis para o cálculo da PIC

Recentemente, em outro artigo, falei um pouco sobre a Provisão de Insuficiência de Prêmios – PIC. Agora, quero explorar um pouco mais, pois venho recebendo questionamentos frequentemente, do tipo: É vantagem adotar uma metodologia atuarial própria para o cálculo da PIC?

Veja Mais
Confira a importância de dar o primeiro passo em Gestão de Risco

Entre diversas operadoras em que tive a oportunidade de conhecer a fundo a metodologia dos processos de gestão – onde os profissionais priorizam a organização e gerenciamento com eficiência e lucratividade – que facilmente pode ser aplicada a qualquer tipo de empresa ou negócio, de longe se destacam aquelas onde os gestores acompanham de perto cada etapa desses processos. Entenda nesse artigo por que é importante dar o primeiro passo para iniciar um projeto de Gestão de Risco.

Veja Mais
Agência Nacional de Saúde Suplementar altera regras de contratos de operadoras de saúde

Em 2020, tivemos algumas resoluções publicadas por força de decisão judicial e uma delas foi a RN 456/2020, publicada em março/2020 para fins de cumprimento da decisão judicial, especialmente para suspender alguns artigos que estavam contrários às disposições da Lei 9.656/98. Isso levou a alterações nas regras de contratos de operadoras de saúde e prestadores de serviços.

Veja Mais
Setor de saúde suplementar e Coronavírus – saiba o que mudou em regulamentação

Veja o que mudou em regulamentação: setor de saúde suplementar e Coronavírus

Com o objetivo de reduzir a circulação de pessoas e evitar a maior disseminação do vírus, muitas mudanças significativas aconteceram por conta da pandemia e com a regulamentação também não foi diferente.

Veja Mais
Quem trabalha em Saúde Suplementar – o que esperar?

Saúde Suplementar e seus desafios: o que vem pela frente

Faz tempo que estamos preocupados com a Saúde Suplementar no Brasil, de estar em esgotamento. 

Veja Mais
Reembolso em planos de saúde

Em recente decisão do STJ, EAREsp 1.459.849 sobre a definição se o reembolso aos beneficiários de planos de saúde é cabível quando o atendimento é realizado fora da rede credenciada em situação de não urgência ou emergência, o ministro Paulo de Tarso Sanseverino se manifesta da seguinte forma:

Veja Mais
Gestão da rede de prestadores auxilia o negócio da operadora de saúde

Entenda como a gestão de rede de prestadores pode beneficiar o negócio

Muito tem se falado de modelos de remuneração, remuneração baseada em valor, ferramentas e soluções diferenciadas. Isso com o objetivo de equilibrar as despesas assistenciais, evitar desperdícios e ter melhora no desfecho de saúde percebida pelo paciente, entre outros. 

Veja Mais
Planos de saúde para idosos e variação de preços

Em 1º de outubro de 2020, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou uma nova edição do painel de precificação. Trata-se de um panorama dos preços dos planos de saúde praticados pelas operadoras. E como estão as diferenças de preços entre jovens e idosos?

Veja Mais
TOP