Opinião

Exemplo prático para entender o que é Peona

Entenda melhor para que serve e o que é PEONA a partir do exemplo com a sua fatura de cartão de crédito

Muita gente tem dificuldade em entender o que é PEONA, mas compreender seu propósito não é tão complicado assim. Para ajudar, resolvemos utilizar um parâmetro de comparação com o cartão de crédito

Veja Mais
LGPD na saúde suplementar e a relação entre base de dados e precificação de produtos

Saiba mais sobre a LGPD na saúde suplementar e a importância da base de dados própria para os estudos de precificação de produto

Neste artigo, vou falar sobre a importante relação entre estudos de precificação de produtos com a base de dados de nossos clientes e, também, sobre a LGPD na saúde suplementar. 

Veja Mais
Comercialização de produtos: Individual/Familiar

Esse tipo de contratação é bem questionado em algumas Operadoras que “preferem” trabalhar com produtos coletivos. Ao longo dos anos acompanhei discussões sobre manter ou não a comercialização de produtos com tipo de contratação Individual e ou familiar. Teve casos de diretorias convocarem reunião dispostas a suspender a comercialização dos mesmos.
 

Veja Mais
Como está a saúde do plano de saúde que você oferece aos seus beneficiários?

Estamos encerrando mais um ano de muito trabalho e nesse momento pensamos nas estratégias para o ano que vem.

Além de todas as avaliações tradicionais, sugiro fazermos mais algumas no sentido de saber: Como está a saúde do plano de saúde que você oferece aos seus beneficiários?

 

Veja Mais
Notificação de inadimplência com plano de saúde individual

Em caso de inadimplência com plano de saúde individual, beneficiário deve ser comprovadamente notificado

Em caso de inadimplência com plano de saúde individual, a lei 9.566/98 prevê que os planos podem ser suspensos ou cancelados a partir de 60 dias de atraso em relação aos pagamentos. 

Veja Mais
Reflexão sobre a Instrução Normativa nº 57 da ANS

Saiba mais sobre a recente publicação da Instrução Normativa nº 57 da ANS

Recentemente, a Agência Nacional de Saúde Suplementar publicou a Instrução Normativa nº 57 da DIPRO, que regulamenta o monitoramento econômico-financeiro e atuarial dos produtos.

Veja Mais
Discussão com Ministério Público do Estado de Minas Gerais - Reajuste

Hoje tive a incrível oportunidade de participar do debate sobre reajuste em planos de saúde com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, compartilhando a mesa com ilustres representantes do judiciário, Dr. Sebastião Pereira dos Santos Neto, juiz e membro do Comitê executivo de Saúde e Rafael Pereira Vinhas, Gerente Geral da Regulação e Estrutura de Produtos na ANS e João Nogueira, estatístico.

Veja Mais
Será que a nota do IDSS da sua operadora está correta?

Saiba mais sobre o IDSS feito pela ANS e por que a nota da sua operadora pode ser inconsistente

Como 2019 passou rápido, não? O fim de ano está já está aí... e, com ele, a mesma preocupação de sempre: qual será a nota de IDSS que a sua operadora irá receber

 

 

Veja Mais
O futuro dos planos de saúde no Brasil

Como garantir o futuro dos planos de saúde em meio a um mercado que entrou em colapso? Confira no artigo do especialista Luiz Fernando

Já faz tempo que a Saúde Suplementar do país entrou em colapso. Consequentemente, há uma grande preocupação de todos os envolvidos neste mercado, como: operadoras, prestadores de serviço, beneficiários, fornecedores de materiais e medicamentos, judiciário e ANS.

Veja Mais
Sobre o uso consciente do plano de saúde

O uso consciente do plano de saúde é algo benéfico tanto para as operadoras quanto para os beneficiários – saiba mais

Recentemente, apresentei o Estudo de Diagnóstico de Carteira – um projeto que traz uma análise sobre as características, comportamento e utilização de serviços médicos de operadora comparado a análises estatísticas de dados do mercado – para um de nossos clientes.
 

Veja Mais
IDSS 2020 – Conheça as principais mudanças para o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar

Conheça como é calculado o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar e as novidades para o IDSS 2020

O prazo para as operadoras divulgarem o IDSS – Índice de Desempenho da Saúde Suplementar, nota que reconhece e qualifica os serviços de uma operadora – relativo a 2017 se encerrou em 16 de outubro deste ano. 

Veja Mais
Peona e Peona SUS: as vantagens em adotar uma metodologia própria de cálculo

Peona: as vantagens em adotar uma metodologia própria de cálculo

Confira como é possível e quais as vantagens de se adotar uma metodologia própria de cálculo da Peona

Em meu último artigo, falei um pouco sobre as garantias financeiras e as provisões técnicas exigidas pela ANS
 

Veja Mais
Despesas assistenciais e novos modelos de remuneração da saúde suplementar

Saiba mais sobre o cenário das despesas assistenciais e modelos de remuneração que podem ajudar na sustentabilidade da saúde suplementar

Grande parte da despesa total das operadoras de planos de saúde – de 80% a 95% – é representada pelas despesas assistenciais, aquelas destinadas ao pagamento de médicos, clínicas, laboratórios, hospitais, prestadores de serviços e fornecedores de materiais e medicamentos.

Veja Mais
Sua operadora adota práticas mínimas de governança corporativa?

Saiba do que se trata a RN 443 da ANS e a importância da governança corporativa em operadoras de planos de saúde

A RN 443/2019, que dispõe sobre adoção de práticas mínimas de governança corporativa - com ênfase em controles internos e gestão de riscos -, já é uma realidade em diversas operadoras de planos de saúde.

Veja Mais
As melhores dicas de atenção primária à saúde para operadoras

Confira as melhores dicas de atenção primária à saúde e saiba o que fazer, na prática, para ter sucesso com esse tipo de produto!

Nesses longos anos de consultoria, notei que vários modelos de APS desenhados não saíram do papel; vários projetos pilotos iniciados foram abandonados. Mas não quer dizer que esse tipo de produto não pode ser positivo para operadoras de planos de saúde.
 

Veja Mais
Vamos falar sobre o Teste de Adequação de Passivo?

Você sabe o que é e para que serve o Teste de Adequação de Passivo? Saiba mais sobre o TAP neste artigo

Em 2018, a ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar abriu a consulta pública nº 67, que propunha a apresentação do TAPTeste de Adequação de Passivo espontaneamente pelas operadoras.

Veja Mais
LGPD: congresso conclui MP que cria a Autoridade Nacional de Proteção de Dados

Conheça as atribuições da Autoridade Nacional de Proteção de Dados - ANPD

Ainda falando sobre a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, o Senado finalizou a votação da medida provisória que criou a Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD. Ao todo, o Presidente tinha sancionado a Lei com 13 vetos – os senadores mantiveram os vetos do Executivo.

Veja Mais
Gestão financeira de operadoras: o que você precisa saber para ter uma operação sustentável

Confira os principais quesitos necessários para fazer uma gestão financeira de operadoras eficiente e sustentável

Digamos que você já conseguiu autorização de funcionamento para a sua operadora odontológica e registrou os seus produtos e os precificou corretamente. Agora, a questão mais importante é: você sabe quais são as boas práticas de gestão financeira de operadoras que dão sustentabilidade econômica ao seu negócio?

Veja Mais
Alteração de coparticipação em plano de saúde

Saiba mais sobre a alteração da coparticipação em plano de saúde

Constantemente, eu recebo perguntas sobre coparticipação em plano de saúde. Sendo assim, neste artigo eu apresentarei algumas considerações que julgo serem importantes a respeito do tema.

Veja Mais
Atendimento médico online: a proposta é boa, mas ainda precisa de ajustes

Conheça como foi a minha experiência com o atendimento médico online e a minha conclusão sobre esse novo modelo

Em um artigo recente, eu falei sobre a consulta médica domiciliar como um recurso de controle de desperdício para as operadoras de planos de saúde. Mas existe uma “modalidade” desse serviço que está ganhando bastante espaço no mercado, é o atendimento médico online.

Veja Mais
TOP