Dados & Fatos

Raquel Marimon, presidente da Prospera e diretora técnica do IBA, esclarece os reajustes acima da inflação

A Anab – Associação nacional das Administradoras de Benefícios patrocinou pesquisa para identificar os temas mais levados ao Judiciário e, de acordo com os resultados, quatro questões dominaram as discussões: aumento de preço, cancelamento do plano, inadimplência e negativa de cobertura. 

Veja Mais
Acompanhamento Portabilidade

A ANS divulgou recentemente o espaço destinado para consulta dos protocolos gerados pelos beneficiários para portabilidade com espaço para que a operadora insira informações sobre as solicitações de portabilidade. 

Veja Mais
Regras para portabilidade - Empresário Individual

Em entrevista com Raquel Marimon presidente da Prospera, Natalie Martins do setor regulatório da Prospera, informa sobre as Regras de Portabilidade.

A pergunta é: As regras são iguais na portabilidade de um contrato PJ para outro PJ ou de um contrato PJ para um MEI (empresário individual)?

Veja Mais
Modelos de Remuneração na saúde - Considerações Prospera

A revista Harvard Business Review trouxe uma matéria importante sobre os modelos de remuneração importados dos EUA e suas dificuldade de aplicação no Brasil. Faremos uma breve síntese do que foi disposto na matéria em questão com os aspectos prós e contras relacionados abaixo, de acordo com cada modelo de remuneração:

 

Veja Mais
Pagamento de coparticipação em planos coletivos pelos funcionários das empresas:

O Site da exame divulgou reportagem sobre um estudo realizado pela Mercer Marsh Benefícios que mostra que nos últimos cinco anos o porcentual de empresas que usam o sistema de coparticipação subiu de 51% para 74%, refletindo a opção pelas operadoras de comercializarem planos coparticipativos.

Veja Mais
5 passos para implantação da portabilidade na sua operadora

Em entrevista com Raquel Marimon presidente da Prospera, Natalie Martins do setor regulatório da Prospera, informa sobre os 5 passos para a implantação da portabilidade na sua operadora de plano de saúde. Fique por dentro das novidades que veio com as novas regras estipuladas pela ANS.

Veja Mais
Foi divulgado pelos veículos de notícias que a delação de Palocci cita repasse para o filho de Lula

Na delação de Palocci, foi revelado pagamentos da empresa Qualicorp ao Instituto Lula, PT e a Touchdown, de acordo com a revista, teriam sido feitos em troca de “benefícios concedidos pelo governo” à empresa na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Veja Mais
Nova versão do Padrão TISS - Julho/2019

A ANS publicou em julho de 2019 uma nova versão para o Padrão TISS. Na nova versão a ANS atualizou as tabelas: medicamentos (20),  materiais e OPME (19). Todas as  alterações estão descritas no histórico das...

Veja Mais
Estamos Contratando - Assessor Jurídico

Quer fazer parte do nosso time? Confira se você tem o perfil para a vaga:

REQUISITOS:
Conhecimentos da Regulamentação de Saúde Suplementar. 

PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES:

  • Produção de pareceres, orientações e outros textos com propósito de atendimento aos clientes; 
  • Atendimento dos colaboradores das demais áreas da organização com objetivo de elucidação dos normativos regulatórios de planos de saúde vigentes; 

Veja Mais
ANS atualiza o Capital-base

O capital-base, que deve ser considerado no cálculo do Patrimônio Mínimo Ajustado (PMA), foi atualizado pela agência com base na variação acumulada de 3,37% do IPCA, no período entre julho/2018 e junho/2019. Assim, o capital-base a ser observado pelas operadoras no cálculo do PMA passa de R$ 8.503.232,69 para R$ 8.789.791,63.”

Veja Mais
Reunião DICOL 512º

Principais temas discutidos na 512º Reunião da DICOL:

- APRECIAÇÃO da proposta de IN/DIPRO que altera a Instrução Normativa nº 48/15 acerca do monitoramento da garantia de atendimento: em razão da alteração da RN 388/15 acerca da criação da “classificação residual” das demandas não resolvidas: Rodrigo Aguiar pediu vistas do processo, alegando que a consideração de NIP...

Veja Mais
Resultado da Pesquisa Vigitel Brasil 2018

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (25/07), o resultado da Vigitel, que compõe o sistema de Vigilância de Fatores de Risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) do Ministério da Saúde. Esta pesquisa é divulgada anualmente e acompanha as doenças crônicas como diabetes, câncer, doenças respiratórias crônicas e cardiovasculares, como a hipertensão arterial, que tem grande impacto na morbimortalidade e na qualidade de vida da população.

Veja Mais
Prorrogado o prazo para envio das informações dos contratos de prestadores hospitalares

A ANS prorrogou o prazo para envio das informações requisitadas pelo Oficio Circular no 06/2019/GASNT. O novo prazo se encerra no dia 30/08/2019 e atendeu a uma solicitação da ABRAMGE(Associação Brasileira de Planos de Saúde – Abramge) e pelo Sindicato Nacional das Empresas de Medicina de Grupo(Sinamge). 

Veja Mais
Divulgado percentual máximo de reajuste para planos de saúde individual e familiar

A Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS divulgou hoje no Diário Oficial o percentual máximo de reajuste a ser aplicado pelas Operadoras nos contratos Individuais e Familiares. Os contratos com aniversário no período de maio de 2019 a abril de 2020 serão reajustados em 7,35%.

Veja Mais
Alterações promovidas no SIB substituem os dados do CEI pelo CAEPF

A ANS publicou nessa semana a RN nº 445/19, que altera a RN nº 295/12 e a IN DIDES n. 69/19 que altera a IN DIDES n. 50/12, ambas normativas que tratam das normas de transmissão de dados cadastrais dos beneficiários no SIB. A alteração decorre da Instrução Normativa da Receita Federal n. 1.828, que desde 15/01/2019 substituiu definitivamente o Cadastro Específico do INSS – CEI pelo Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física (CAEPF).

Veja Mais
Estamos Contratando - Analista de Dados Pleno

Quer fazer parte do nosso time? Confira se você tem perfil para a vaga:

REQUISITOS:

  • Experiencia em SQL Server,  modelagem, Criação de Procedures, functions, triggers, domínio da Linguagem T-SQL.
  • Necessário: ter perfil analítico, facilidade em  aprender novos processos, gostar de trabalhar em equipe, absorver e compartilhar conhecimento e ter muita vontade de aprender algo novo.
  • Desejável conhecimento em Integration Services e Reporting Services.

Veja Mais
Reunião DICOL 511º

APROVAÇÃO da proposta de Resolução Normativa que dispõe sobre os critérios para definição do capital regulatório das operadoras: A RN traz um novo marco para o modelo de solvência dos planos de saúde, com possibilidade das operadoras estabelecerem um modelo próprio de capital baseado em riscos. IN DIOPE n. 14 regulamenta o procedimento que as operadoras devem adotar para tal metodologia, seja para provisões ou Capital. Feito alguns ajustes a proposta após apreciação pela DICOL e análise da PROGE...

Veja Mais
Seminário: Lei geral de proteção de dados

Palestrante Confirmada: Raquel Marimon
Seminário: Lei Geral de Proteção de Dados Impacto nas boas práticas e na governança das entidades de previdência compementar e das operadoras de saúde suplementar.

08 de Agosto de 2019 

Veja Mais
IDSS ano-base 2017: ANS disponibiliza os resultados preliminares do reprocessamento dos indicadores

A ANS disponibilizou nesta quinta-feira (11/07), os resultados preliminares do Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) 2018 (ano-base 2017). O prazo para envio dos questionamentos acerca dos indicadores é de 15 dias e se encerrará em 25/07/2019.

Veja Mais
Reunião DICOL

Principais temas discutidos na 510º Reunião da DICOL:
- Proposta de agenda regulatória - triênio 2019/2021: aprovação para divulgação no Portal da ANS acerca da referida agenda regulatória. Será realizada uma apresentação acerca do assunto na próxima Câmara de Saúde Suplementar.  

Veja Mais
TOP