Dados & Fatos

Acontecerá hoje reunião técnica da ANS sobre testes sorológicos para Covid-19

Será realizada hoje, 10/07/2020, reunião técnica virtual com os membros da Câmara de Saúde Suplementar (CAMSS) da ANS para discussão sobre o exame Sars-Cov-2 (Coronavírus Covid-19) - Pesquisa de Anticorpos IgA, IgG ou IgM (com diretriz de utilização), que é de cobertura obrigatória pelos planos de saúde desde o dia 29/06, data da publicação da RN nº 458/2020.

Veja Mais
ANS sinaliza criação de grupo específico para o segmento das Autogestões

A UNIDAS, que representa as autogestões, solicitou à ANS que sejam definidas regras específicas para as operadoras de autogestão, já que os planos de saúde desta modalidade não possuem finalidade lucrativa.  

Veja Mais
Dados contábeis das operadoras são disponibilizados em novo formato no Portal da ANS

As demonstrações contábeis das operadoras de planos de saúde referentes ao primeiro trimestre de 2020, a partir de agora, também serão disponibilizadas no Portal da ANS por meio do Power BI – ferramenta de Business Intelligence. 

Veja Mais
Operadoras apresentaram experiências de sucesso na coordenação e cuidado durante a pandemia do novo Coronavírus

Dia 30/06/2020, aconteceu a reunião virtual “Cuidados em saúde durante a pandemia: experiências na saúde suplementar” realizada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), sob a coordenação da equipe de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças (Promoprev) da diretoria de Normas e Habilitação de Produtos (DIPRO).  

Veja Mais
Códigos TUSS dos Procedimentos para Diagnósticos da Covid-19

Considerando as inclusões extraordinárias dos exames para diagnóstico do novo Coronavírus no Rol de Procedimentos e Eventos da ANS, várias são as dúvidas sobre os códigos TUSS que deverão ser lançados nas guias médicas pelos prestadores de serviços de saúde.

Veja Mais
ANS divulga dados sobre o número de procedimentos realizados pelos beneficiários em 2019

De acordo com informações repassadas pela ANS, em 2019, os beneficiários de planos de saúde realizaram 1,62 bilhão de procedimentos como consultas, exames e internações no ano de 2019, representando um aumento de 2,4% em relação ao total de procedimentos realizados em 2018.

Veja Mais
ANS divulga lista de operadoras que entregaram REA-Ouvidorias 2020

Foi disponibilizada no portal da ANS a lista de operadoras de planos de saúde que enviaram o Relatório do Atendimento das Ouvidorias - REA-Ouvidorias 2020, ano-base 2019.

Veja Mais
ANS publica a RN 458/20 que inclui no Rol os novos testes para Covid-19

Hoje, foi publicada no DOU a Resolução Normativa n° 458 da ANS, que alterou a RN nº 428/2017, que dispõe sobre a Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde no âmbito da Saúde Suplementar, para regulamentar a cobertura obrigatória e a utilização de testes sorológicos para a infecção pelo Coronavírus (COVID-19).

Veja Mais
Posicionamento da SBPT acerca da profilaxia e tratamento da COVID-19

Diante da quantidade enorme de informações inacuradas sobre o tratamento da Covid-19 circulando pelas mídias sociais, as quais, não raro, envolvem médicos que alegam ser pneumologistas, a SBPT sente-se na obrigação de alertar seus associados, e a população em geral, para os seguintes pontos:

Veja Mais
ANS aprova proposta de inclusão no Rol de novos testes para Covid-19 em razão de decisão judicial

Em reunião colegiada ocorrida em 25/06, os diretores da ANS votaram, por unanimidade, pela aprovação da proposta da inclusão de exames sorológicos de IgM e IgG no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS.

Veja Mais
Impactos da RN 430

A RN 430 trouxe um grande impacto na contabilização das operadoras em relação aos eventos assistenciais. 

A Resolução Normativa é de 2017, porém, algumas operadoras não conseguiram se adequar rapidamente.

Veja Mais
Ação Civil Pública objetiva tornar os testes de IGG e IGM de cobertura obrigatória

Foi ajuizada Ação Civil Pública nº 0810140-15.2020.4.05.8300 pela Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps) em desfavor da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o processo está em trâmite na 6ª Vara Federal de Pernambuco.

Veja Mais
ANS divulga novos dados do monitoramento do setor durante a pandemia

A ANS divulgou hoje a segunda edição do Boletim Covid-19, com dados do monitoramento do setor de planos de saúde durante a pandemia, contendo números atualizados até maio que permitem avaliar o impacto assistencial e econômico-financeiro do Coronavírus, através de informações coletadas junto a uma amostra representativa de operadoras.

Veja Mais
Na pandemia, a terceira onda de mortalidade poderá ser por doenças crônicas

Como é sabido, a pandemia afastou um grande número de pessoas dos hospitais e dos centros de saúde para tratamento das doenças crônicas não transmissíveis, líderes de mortalidade no mundo, como por exemplo, as doenças do coração.

Veja Mais
Estamos Contratando - Atuário Sênior

O que esperamos de um Atuário Sênior:
Esse profissional será responsável por desenvolver pareceres técnicos alinhados à estratégia do cliente e seus representantes, na defesa de reclamações de consumidores - NIP em processos administrativos na ANS, além de revisar os cálculos realizados pelo time de analistas para fundamentação desses pareceres.

Veja Mais
ANS esclarece as consequências da retomada dos prazos ordinários da RN 259/11

Na 14ª Reunião Extraordinária, ocorrida no dia 15/06/2020, a Diretoria Colegiada da ANS esclareceu as consequências do retorno dos prazos da RN 259/11, sendo destacado que:

Veja Mais
ANS divulga os dados do setor de abril de 2020

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou no dia 10/06/2020 os dados do setor de planos de saúde relativos ao mês de abril.

Veja Mais
ANS esclarece medidas regulatórias relacionadas aos prazos da RN nº 259/2011

Em comunicado disponível no “Espaço das Operadoras”, a ANS esclareceu as medidas regulatórias a serem tomadas a partir do reestabelecimento dos prazos máximos de atendimento a respeito da RN nº 259/2011, nos seguintes termos:

Veja Mais
Coronavírus: pesquisa mostra que número de infectados pode chegar a 71 mil em junho no RJ

Um estudo da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) apontou que o pico de infectados pelo novo coronavírus ocorrerá até o final da quinzena de junho, quando o número poderá chegar a 71 mil no Estado. Os pesquisadores orientam pela manutenção do isolamento social, até que a curva de contaminação da doença comece a diminuir.

Veja Mais
Principais Deliberações da 528ª Reunião Ordinária de Diretoria Colegiada da ANS

APROVAÇÃO da NOTA TÉCNICA Nº 118/2020/GEEIQ/DIRAD-DIDES/DIDES sobre Auditorias no âmbito do Programa de Acreditação de Operadoras em tempos de Coronavírus - Pandemia COVID 19 e Prorrogação de prazo de certidão de acreditação de operadoras, expirados durante a Pandemia de COVID 19

Veja Mais
TOP