Dados & Fatos

Prazo para divulgação do IDSS no portal encerrou no dia 16 de outubro

A operadora deve publicar no seu portal o resultado do IDSS a partir da publicação pela ANS.

Assim, considerando que a agência já divulgou no seu site o resultado final do IDSS das operadoras, entendemos que a operadora tem até 16/10/2019 para divulgar em seu portal o resultado publicado pela ANS, nos termos do art. 21 da RN 386/2015:
 

Veja Mais
Programa Parto Adequado

A Agência Nacional de Saúde promoveu, nesta terça-feira, 15 de outubro, no 5º Fórum Latino Americano de Qualidade e Segurança na Saúde, novas ações no âmbito do Projeto Parto Adequado.
O Projeto está entrando em sua 3ª fase e conta com a participação de 107 hospitais e 62 Operadoras.

Veja Mais
Consumidor! A LGPD pode sofrer mais uma mudança antes de entrar em vigor em 2020

A Comissão de Defesa do Consumidor está se reunindo com especialistas para aprimorar o texto da Lei 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD).
Para o especialista em direito do consumidor, Renato César de Araújo Porto, é preciso adicionar ao texto de Lei, alguns princípios como os da vulnerabilidade, pois, é possível que o consumidor possa não conseguir acompanhar as mudanças tecnológicas e desconheça a lei; da hipossuficiência, com relação a fragilidade do usuário diante de empresas;

Veja Mais
CFM revoga normas sobre cartões de descontos para serviços médicos

Uma investigação do Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (SG/Cade) fez com que o Conselho regional de Medicina revogasse as normativas que tratam dos cartões de desconto, ofertado para os consumidores que não conseguem comprar um plano de saúde. 

Veja Mais
Resultado Preliminar do Monitoramento do Risco Assistencial 1º Trimestre de 2019

Já está disponível o resultado preliminar do Monitoramento do Risco Assistencial relativo ao 1º trimestre de 2019.

As operadoras poderão acessar o resultado através do endereço colacionado abaixo, em Monitoramento do Risco Assistencial, mediante login e senha.

Veja Mais
Pronto Socorro ou Atenção Primária?

Atualmente, mais de 60% dos atendimentos em emergências de hospitais privados são de casos de baixa complexidade, segundo estimativas de especialistas da área. Ou seja, situações que poderiam ser tratadas em unidades ambulatoriais, uma vez que não oferecem risco de morte.

Veja Mais
Nova Versão do Padrão TISS – SETEMBRO/2019

Divulgada pela ANS, a nova versão do Padrão TISS – Setembro/2019, trouxe atualizações nas terminologias de medicamentos (tabela 20), Materiais e OPME (tabela 19) e forma de envio de procedimentos e itens assistenciais para ANS (tabela 64) do componente de Representação de Conceitos em Saúde (TUSS), bem como, atualização do componente Organizacional, no histórico da versão publicada.

Veja Mais
Raquel Marimon - PEONA SUS (Quem paga esta conta?)

Nossa Presidente Raquel Marimon, detalha alguns dados sobre a PEONA (Provisão para Eventos Ocorridos e Não Avisados) com relação as estimativas de valor de atendimento já prestados aos beneficiários e comunicados à operadora de plano de saúde.
 

Veja Mais
Hospitalização excessiva e falta de gestão aumentam custos na saúde

Na quarta-feira, 25/09, aconteceu o segundo painel do Correio Debate, onde, com foco no tema “Prevenção e Longevidade”, o médico e CEO da Livon Saúde, Rodrigo Tonus, debateu sobre Saúde Suplementar, Consumo e Sustentabilidade, e apontou a hospitalização excessiva de alto custo, a ausência de foco em valor e a falta de gestão em saúde populacional como principais fatores para o crescimento insustentável do custo da saúde no Brasil.

Veja Mais
II Seminário internacional SESI de Saúde Suplementar

Na abertura do II Seminário Internacional SESI de Saúde Suplementar, o diretor presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Leandro Fonseca, sintetizou a importância de uma atuação mais forte dos grandes contratantes de planos de saúde empresariais para a mudança de modelo de assistência à saúde e para a geração de resultados em saúde. 

Veja Mais
Diretora da FenaSaúde defende segmentação de plano de saúde

Em um Brasil com baixas taxas de emprego e renda, o número de clientes de operadoras de saúde vem diminuindo, por não terem como arcar com os custos elevados, e esse cenário justifica os constantes reajustes nos preços das parcelas dos planos, afirmou a diretora – executiva da Federação Nacional de Saúde Saúde Suplementar (FenaSaúde), Vera Valente.

Veja Mais
O avanço do número de internações psiquiátricas no Brasil

A busca por tratamento para depressão, ansiedade, estresse, dependência química e esquizofrenia fez com que triplicasse o número de internações psiquiátricas, em hospital dia, cobertas pelos planos de saúde.
 

Veja Mais
Portabilidade Especial

Atenção Operadoras de Planos Odontológicos!
Nesta quarta-feira (18/09), a ANS publicou no Diário Oficial da União, a concessão de portabilidade especial para os clientes da operadora O.S. Odontológica Ltda. (registro nº 40.436-5). 
Os beneficiários, independentemente do tipo de contratação e da data de assinatura do contrato...
 

 

Veja Mais
ANS divulga resultados do programa de qualificação das operadoras

A ANS divulgou nesta segunda-feira (16/09), os resultados do Programa de Qualificação das Operadoras 2018 (ano – base 2017). O IDSS geral do setor, em 2017, foi de 0,7295, sendo 1,0 a nota máxima.
Para o ano-base 2017, iniciou-se uma nova etapa do Programa de Qualificação, que passou a utilizar o TISS como metodologia.

Veja Mais
Reunião DICOL 515º

Principais temas discutidos na 515º Reunião da DICOL:
Conclusão do trabalho e divulgação do resultado do IDSS 2018 (Ano Base 2017), apresentação com os objetivos, datas de divulgação, processamentos e dados do IDSS. Fase recursal de 17/09/19 a 1/10/2019. A ANS vai divulgar o link informado pelas operadoras acerca da pesquisa 
 

Veja Mais
ANVISA LANÇA MANUAL DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS EM HOSPITAIS

A obra tem 142 páginas, divididas em quatro capítulos. Dispõe ainda de um anexo, que pode ser utilizado como um check-list nos estabelecimentos de saúde para verificar risco de incêndio e ações preventivas.

Veja Mais
ANS divulga relatório do atendimento das ouvidorias das operadoras

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por meio de sua Ouvidoria, divulgou o Relatório do Atendimento das Ouvidorias – REA 2019 (ano base 2018) sobre os atendimentos realizados em 2018.
Dos 987 relatórios considerados, foi registrado o recebimento de 425.080 manifestações de beneficiários junto às ouvidorias das operadoras em 2018. 

Veja Mais
A importância da transparência para a prevenção de conflitos de interesse no setor de saúde

Para o Dr. Sidney Klajner, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, o setor de saúde não está imune a decisões enviesadas que culminam em desvios éticos e ações desonestas, a exemplo disto, o caso “máfia das próteses”, que resultou em grandes fraudes e ofertas de propinas.

Veja Mais
LGPD e os Avanços Tecnológicos na Saúde

O maior uso da inovação e de novas tecnologias nos tratamentos, a melhoria de protocolos clínicos e de comparabilidade de casos, além da prevenção a fraudes, são tendências amplamente implementadas na atualidade no setor de saúde. Os tratamentos vão depender, cada vez mais, do uso de dados e da inteligência artificial.

Veja Mais
Raquel Marimon, Presidente da Prospera fala sobre a importância do Atuário

A Presidente da Prospera e diretora do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), Raquel Marimon, em entrevista no My News pelo Conseguro, fala sobre a importância da figura do atuário principalmente na elaboração de cálculos que envolvem riscos. Da precificação de seguros à estimativa de valor de contribuição previdenciária, a pessoa do atuário se faz presente.

Veja Mais
TOP