Por que incluir um produto opcional de Benefício Farmácia para sua Operadora?

Sabemos que a saúde é um dos principais pilares na vida das pessoas. Em vários estudos de pesquisa quando se pergunta o que o brasileiro almeja, a assistência à saúde está dentre os 3 primeiros itens de necessidade.

 

Segundo dados da Agência Nacional de Saúde - ANS, aproximadamente 23% da população brasileira ao final do ano de 2021 possuia plano de saúde, dentre esses, 64,28% estão vinculados a planos coletivos ofertados pelo mercado formal em quais essas pessoas estão inseridas. Apenas 33,16% possuem contratos do tipo individual. (Anuário de Custo de Planos de Saúde – ACPS Funcional/Prospera 2021).
 

A maioria dos contratos de plano de saúde cobre o rol mínimo de procedimentos definido pela ANS, no entanto tem se observado a inclusão de procedimentos extra rol em diversos contratos, como por exemplo vacinas e medicamentos, em caráter de contratação opcional. Esse movimento do mercado de agir de maneira preventiva visa evitar o descontrole e agravamento das condições de saúde dos beneficiários em tratamento, uma vez que o tratamento tardio pode levar a internações mais longas elevando o custo dos planos de saúde.
 

Segundo o relatório da Unidas, instituição que representa as operadoras de Autogestão, as quais gerem o benefício saúde de mais de 8% dos beneficiários do mercado estão em planos de saúde no país, quase 42% dessas operadoras oferecem cobertura de medicamentos além da exigência do rol da ANS, e a oferta dobrou ao longo dos últimos 5 anos, como mostra a publicação em um comparativo da utilização da assistência farmacêutica extra rol dos anos de 2017 a 2021:


Referência: Pesquisa Nacional Saúde Unidas 2022


Quando analisamos a assistência farmacêutica extra rol nas autogestões por tipo de beneficiário, observa-se que nos últimos 5 anos de pesquisa a demanda é maior entre os ativos. Isso se justifica pelo fato dessas Operadoras terem ambulatórios próprios nas empresas de forma e reduzir o custo de prestação de serviços de terceiros, ou seja, gera um comportamento de utilização maior desse público.



Referência: Pesquisa Nacional Saúde Unidas 2022

 

É possível para as Operadoras oferecerem a cobertura de medicamentos para uso domiciliar, extra rol ANS, sem que assumam mais risco em sua operação. A Funcional oferece o produto de Benefício Farmácia de forma a complementar ao plano de saúde, na modalidade de preço pré-estabelecido, como uma forma de agregar valor ao produto da operadora sem que essa tenha a responsabilidade de administrá-lo.

 

O Benefício Farmácia é uma ferramenta para viabilizar a adesão aos tratamentos (garantindo os medicamentos com custo reduzido para os colaboradores em mais de 17 mil farmácias), prevenção a doenças e uma melhor gestão da saúde das nas empresas com impacto na produtividade dos colaboradores e redução das taxas de absenteísmo e custos com saúde.

 

Emiliana Leite Pereira / MIBA 2.329

Funcional Health Tech


Data da notícia: 23/06/2022

TOP