Estudo de suficiência de rede de prestadores e cooperados

Estudo de suficiência de rede de prestadores e cooperados

Ao longo dos últimos anos a equipe de consultoria da Funcional estruturou um novo produto para as operadoras de planos de saúde, cujo objetivo é a verificação da suficiência quantitativa de rede de atendimento nos serviços de saúde vinculada aos produtos geridos pela operadora. O estudo contempla a avaliação de prestadores médicos e não médicos, bem como a estrutura hospitalar e análise de rede de diagnóstico.

Destaca-se que análise de suficiência da rede é importante tanto para definição de políticas de credenciamento e aceitação de cooperados, no caso das Unimeds, quanto para fundamentar decisões sobre cancelamento de contratos com prestadores, quando for o caso.

Para o desenvolvimento do estudo são considerados os dados históricos de atendimento da operadora a seus beneficiários, bem como a projeção do tamanho da carteira em longo prazo. Além disso, consideram-se as informações cadastrais dos prestadores e profissionais de saúde credenciados à Operadora, a partir de dados anonimizados, respeitando a LGPD.

O dimensionamento de rede compara a disponibilidade de atendimento dos prestadores/cooperados/profissionais de saúde para os beneficiários da Operadora versus a necessidade apresentada pela demanda desses beneficiários para a apuração do resultado da necessidade ou não de adequar a rede de serviços da Operadora.

A equipe de consultoria da Funcional desenvolveu metodologia para apuração da necessidade de rede a partir da combinação entre indicadores recomendados pelo Ministério da Saúde e parâmetros de mercado, a partir da experiência adquirida em dezenas de estudos realizados nesse tema. Essa metodologia aplica variáveis como frequência de utilização dos serviços cobertos pela operadora, tempo de disponibilidade médica e de outros prestadores de serviços, capacidade produtiva por tempo de cada tipo de prestador, entre outros.

Caso entenda que esse estudo pode contribuir com a gestão de sua Operadora, entre em contato com nossa equipe comercial.

 

 


Italoema Sanglard
Gestão Atuarial

 

 


Data da notícia: 12/04/2022

TOP