
A estruturação de um plano de atenção primária tem que ser verticalizada?
No vídeo de hoje, Raquel Marimon responde a pergunta de Lenisa Spinola, com o objetivo de identificar os principais pontos entre atenção primária e verticalização.
A estruturação de um plano de atenção primária tem que ser verticalizada?
No vídeo de hoje, Raquel Marimon responde a pergunta de Lenisa Spinola, com o objetivo de identificar os principais pontos entre atenção primária e verticalização.
Principais temas discutidos na 519º Reunião da DICOL:
APRECIAÇÃO: Alteração da RNs 137/2006 e 392/2015 bem como proposta de criação de Instrução Normativa – IN substituição da IN DIOPE nº 10/2007. Objetivo: tornar mais claro e transparente o acompanhamento econômico-financeiro das autogestões com mantenedor e da forma de garantia de riscos...
A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), por meio de Medida Provisória expedida pela Presidência da República, deixa de regular a categoria de corretores de seguros, que não mais estão mais sujeitos à habilitação e ao recadastramento, por ela antes realizados, o que representa menos custos para as duas partes.
A ANS esclarece às operadoras que a Medida Provisória (MP) nº 899, de 16 de outubro de 2019, será aplicada à dívida ativa da ANS somente após regulamentação e normatização específica a ser editada pela Advocacia-Geral da União (AGU), quando serão divulgadas às operadoras as orientações necessárias referentes ao tema.
A ANS participou de eventos importantes promovidos pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) destinados à discussão de políticas regulatórias. Em pauta, a melhoria da qualidade regulatória, como independência dos reguladores, análise de impacto regulatório e regulação e tecnologias emergentes.
O ministério da Saúde em breve fará o lançamento de um projeto com um novo escopo de atuação para os enfermeiros, a partir do lançamento de novos protocolos os enfermeiros poderão realizar consultas e solicitar exames.
No vídeo de hoje, Raquel conversa com Lenisa Spinola, consultora de negócios da Prospera, sobre Atenção Primária e esclarece uma dúvida importante sobre o tema.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) atualizou o Portal Brasileiro de Dados Abertos relativos a “Procedimentos Ambulatoriais por Unidade da Federação (UF)” e “Procedimentos Hospitalares por Unidade da Federação (UF)”, referentes a eventos e procedimentos processados por meio do Padrão de Troca de informações de Saúde Suplementar (TISS), contendo informações gerais e também detalhadas, tais como valores e quantidades de cada um dos procedimentos/itens assistenciais.
Principais temas discutidos na 518º Reunião da DICOL:
- INFORME sobre atualização do cronograma do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, Ciclo 2019-2020. Processo SEI nº 33910.035910/2018-37. Alteração da fase 4 em diante, com alteração do prazo para recriação do COSAÚDE, sendo mantida a previsão para entrega do Rol (previsão – novembro/2020).
A ANS orienta as operadoras de planos de saúde sobre o prazo final (31/10) para a inscrição de projetos de Modelos de Remuneração Baseados em Valor, elaborados em conjunto com seus prestadores.
Recentemente a Prospera foi uma das patrocinadoras do IV ENEAT - Encontro Nacional de Estudantes de Atuária, o maior evento de estudantes de atuária do país.
O ENEAT é um evento acadêmico que proporciona discussões e debates coletivos entre estudantes de Ciências Atuariais e cursos relacionados, o evento conta também com professores e profissionais que atuam na área em todo o Brasil.
No dia 09/10 Raquel Marimon explicou em uma livestream no canal da Prospera, o por que da ANS promover a iniciativa para o Projeto Piloto Sobre os Novos Modelos de Remuneração Baseados em Valor.
A Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou a suspensão, em todo o território nacional, do trâmite das ações e dos recursos pendentes que discutem a legalidade da cláusula de plano de saúde que impõe ao consumidor o pagamento de coparticipação no caso de internação psiquiátrica superior a 30 dias.
O texto diz quais cargos vão compor a autoridade em seu começo, prevê a criação de cerca de 15 cargos neste ano, entre as quais os cinco assentos do conselho diretor, seus assessores e profissionais para a área de coordenação geral de normatização, e outros 30, pelo menos, em 2020, completando então a formação do quadro de pessoal da autoridade para seu pleno funcionamento.
A ANS publicou um Guia de Impugnação para o Ressarcimento ao SUS. Este guia tem como objetivo orientar as Operadoras sobre como analisar os atendimentos realizados em prestadores integrantes do Sistema SUS. Através do guia as Operadoras poderão alinhar a rotina de impugnação ao que a ANS esperar receber no processo de impugnação.
Nossa Presidente Raquel Marimon, detalha alguns dados neste vídeo sobre o TAP - Teste de Adequação de Passivos, onde foi instituído inicialmente para os contratos de seguros, por meio de normas derivadas do International Financial Reporting Standards - IFRS.nº 4.
A operadora deve publicar no seu portal o resultado do IDSS a partir da publicação pela ANS.
Assim, considerando que a agência já divulgou no seu site o resultado final do IDSS das operadoras, entendemos que a operadora tem até 16/10/2019 para divulgar em seu portal o resultado publicado pela ANS, nos termos do art. 21 da RN 386/2015:
A Agência Nacional de Saúde promoveu, nesta terça-feira, 15 de outubro, no 5º Fórum Latino Americano de Qualidade e Segurança na Saúde, novas ações no âmbito do Projeto Parto Adequado.
O Projeto está entrando em sua 3ª fase e conta com a participação de 107 hospitais e 62 Operadoras.
A Comissão de Defesa do Consumidor está se reunindo com especialistas para aprimorar o texto da Lei 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD).
Para o especialista em direito do consumidor, Renato César de Araújo Porto, é preciso adicionar ao texto de Lei, alguns princípios como os da vulnerabilidade, pois, é possível que o consumidor possa não conseguir acompanhar as mudanças tecnológicas e desconheça a lei; da hipossuficiência, com relação a fragilidade do usuário diante de empresas;
Uma investigação do Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (SG/Cade) fez com que o Conselho regional de Medicina revogasse as normativas que tratam dos cartões de desconto, ofertado para os consumidores que não conseguem comprar um plano de saúde.