Principais temas discutidos na 524º Reunião da DICOL

Confira os Assuntos Discutidos pela Diretoria Colegiada da ANS sobre o Coronavírus

Os cinco diretores da DICOL, em reunião no dia 20/03/2020, discutiram as possibilidades no setor em razão da pandemia do novo coronavírus.

  • Assuntos que serão discutidos na próxima reunião:
  1. Possibilidade de liberdade na movimentação dos recursos atualmente reservados para situações excepcionais: a ANS está estudando medidas em torno de R$ 15 bilhões para possibilitar às operadoras  investimento em ampliação de leitos e unidades para pacientes contaminados com coronavírus. As possibilidades estão na redução na exigência de capital e liberação de autorização para movimentação de ativos garantidores;
     
  1. Acordo para que as operadoras, administradoras e contratantes de planos coletivos mantenham os contratos durante a pandemia.
     
  • Assuntos definidos:
  1. Prorrogação dos prazos de obrigações e processos, para que todo foco da operação esteja voltado para o combate ao coronavírus. Confira os prazos em nosso link:
  1. A Agência ressaltou a inclusão do exame para detecção do coronavírus no rol de cobertura obrigatória, de acordo com o tipo de plano contratado, e informou que está sendo monitorada a situação de possível falta de kits para os testes em algumas localidades, envidando esforços, juntamente com o Ministério da Saúde e as operadoras de planos de saúde;
  1. Caso o consumidor tenha dúvidas ou reclamações, deve procurar sua operadora de plano de saúde. Se o problema persistir, pode entrar em contato com a ANS pelo DISQUE ANS – 0800 701 9656 ou pelo Fale Conosco em www.ans.gov.br.
     
  • Links para acesso:

Vídeo da 524ª reunião da DICOL

Informações do Ministério da Saúde sobre o Coronavírus

 


Data da notícia: 26/03/2020

TOP