Qualificação ANS – melhore seu Índice de Desempenho na Saúde Suplementar (IDSS)


 

A avaliação de desempenho e qualificação ANS sobre o período de 2017 causou surpresa e desconforto na maioria das operadoras odontológicas e de planos de saúde. O motivo da inquietação foi a brusca baixa de pontuação do IDSS (Índice de Desempenho na Saúde Suplementar) registrado pelo órgão.


O IDSS é calculado a partir de indicadores definidos pela própria ANS, que variam de 0 a 1. As dimensões desses indicadores são:

  • Qualidade em atenção à saúde => 30%
  • Garantia de acesso => 30%
  • Sustentabilidade no mercado => 30%
  • Gestão de processos e regulação => 10%


O que aconteceu é que várias situações foram expostas para que as notas fossem reduzidas, dentre elas, alguns erros nos cálculos da própria ANS e outras por erros das operadoras. Por conta disso, houve prorrogação da data de corte do período de análise de 2017, possibilitando que as operadoras verificarem seus dados e corrijam o que for possível, inclusive para enviar os questionamentos cabíveis ao órgão.

Problema ocorrido na qualificação ANS 2017

Nós da Prospera estamos acompanhando todo esse movimento e auxiliando nossos clientes com as melhores práticas. O que nós percebemos é que um dos principais motivos para a baixa das notas de qualificação da ANS está relacionada ao preenchimento e troca de informações da TISS.

A TISS (Troca de Informações na Saúde Suplementar) tem padrão obrigatório para as transferências eletrônicas de dados e seu objetivo é facilitar as ações administrativas, avaliações e o acompanhamento econômico-financeiro.

De acordo com nossos clientes, houve uma série de inconsistências no processamento dos dados pela ANS nos envios de informações da TISS.

Para o período de 2017, a Agência realizará o reprocessamento dos indicadores do IDSS e a data corte foi prorrogada para 28/02/2019, possibilitando às operadoras a retificação de alguns dados, dentre eles os que foram disponibilizados na base do padrão TISS.

Mas que tal melhorar a nota de qualificação ANS
da sua operadora para o próximo período?

É certo que a partir de agora a atenção deve ser dobrada e medidas devem ser tomadas para que se eleve as notas do IDSS para o próximo período. Para que não haja novas surpresas, o ideal é que as operadoras ajam com rapidez. No caso da guia TISS, ainda há tempo para corrigir as inconsistências e reenviar à ANS, mas atente-se à versão vigente do Padrão TISS.

As operadoras têm até o dia 30/04/2019 para o envio das informações acerca do IDSS de 2018 e, sabendo que as informações do TISS podem ser reprocessadas, o ideal é que sejam essas correções sejam providenciadas o quanto antes, para que não existam surpresas desagradáveis novamente.

A Prospera pode auxiliá-lo com a nota de qualificação ANS! Fale com um de nossos especialistas para saber mais sobre melhorias de dados do TISS - prospera@prosperabr.com


Camila Antonelli
Gestão de Negócios


Data da notícia: 10/01/2019

TOP