O que operadoras devem saber antes de criar planos de saúde para idosos

Atualmente, muitas operadoras oferecem planos de saúde para idosos mirabolantes e por isso precisamos fazer uma reflexão

Operadoras buscando alternativas para crescimento de sua carteira e população envelhecendo: casamento perfeito para criação de planos de saúde para idosos. Essa pode ser uma solução, mas é preciso ter alguns cuidados.

A população brasileira é estimada em cerca de 207 milhões de pessoas. Dez por cento desse total são compostos por pessoas com 65 anos ou mais. Segundo pesquisa do IBGE, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes no país nas próximas duas décadas.

Em pesquisa na Sala de Situação divulgada no site da ANS, pude observar que idosos representam, em média, 12% da carteira de beneficiários das operadoras.

Sobre a oferta de planos de saúde para idosos

Atualmente, vemos uma enxurrada de operadoras oferendo planos de saúde para idosos com propostas mirabolantes que me preocupam. Proponho uma reflexão para contribuir no processo de análise de informações e dados para quem pretende estabelecer um produto para esse nicho.

  • Qual é o perfil e o desempenho dos beneficiários dessas operadoras?
  • Quais são as medidas de acompanhamento, cuidado e programas para atender a esses beneficiários da terceira idade?
  • Qual a estrutura física e de acesso aos beneficiários idosos?
  • Os locais de atendimento estão posicionados pensando na logística e locomoção dos idosos?
  • Como é formada a equipe de atendimento e qual a capacitação dessa equipe para oferecer um atendimento diferenciado ao beneficiários que aderirem aos produtos e programas ofertados?
  • A rede de prestadores está preparada para prestar atendimento dedicado ao perfil dos beneficiários?
  • A operadora possui estrutura de medicina preventiva ou de promoção a saúde?
  • A linguagem de comunicação de as ferramentas utilizadas (apps, por exemplo) atendem ao perfil de idosos?
  • E a principal questão: qual é a expectativa do beneficiário idoso ao contratar o seu plano de saúde?

Essas são apenas algumas questões que valem ser avaliadas antes de criarmos e oferecermos um plano de saúde exclusivo para idoso. Vejam que são várias as análises que precisam ser feitas para iniciar um projeto de lançamento de um novo produto.

No mercado, temos algumas operadoras que se destacam pela iniciativa, excelentes resultados e alto grau de satisfação de beneficiários desses produtos. Precisamos entender qual a dinâmica e diferencial das operadoras que já colhem frutos de sucesso com esses planos de saúde para adaptarmos e aplicarmos melhorias que reflitam a estratégia de sua operadora.

Conte com o nosso time para posicionar seu produto de forma assertiva, inclusive com a precificação correta para o seus do seu negócio. Qualquer dúvida, fale conosco!



 
  Lenisa Spinola

 Gestão de Negócios




Leia Também
Preço Do Plano De Saúde: Por Que Meu Plano Custa Mais?
O Uso Consciente Do Plano De Saúde E O Equilíbrio Econômico Da Operadora
Sobre O Uso Consciente Do Plano De Saúde


Data da notícia: 28/01/2020

TOP