TISS: ARQUIVOS DE CONFERÊNCIA DOS DADOS JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS

A ANS divulgou que já estão disponíveis os arquivos de conferência dos dados do Padrão TISS encaminhados pelas operadoras e incorporados ao seu banco de dados, compreendendo todas as competências a partir de janeiro de 2020, recebidos e processados até 25/03/2022.

Onde o arquivo está disponível? O arquivo está disponível por meio do Programa Transmissor de Arquivo - PTA/ANS (Ofício Circular nº: 1/2022/COIMO/GEPIN/DIRAD-DIDES/DIDES).

A ação faz parte do monitoramento do Padrão TISS.

Qual o objetivo? Proporcionar às operadoras a possibilidade de conferir todos os dados que foram efetivamente incorporados ao banco de dados nacional de atendimentos da saúde suplementar, verificando possíveis inconsistências ou incompletude de informações e corrigindo as mesmas, dentro das regras do Padrão TISS vigentes.

Para dúvidas ou questionamentos o que as operadoras podem fazer? A ANS disponibiliza em seu site o acesso à Central de Atendimento e Disque ANS (0800-701-9656).

Clique aqui para verificar como acessar o serviço de “Esclarecer dúvidas sobre saúde suplementar” (pode ser utilizado por cidadãos - beneficiários ou não de planos de saúde -, operadoras, prestadores e outros agentes envolvidos com a saúde suplementar).

Clique aqui para acessar a Central de Atendimento a Operadoras e Prestadores

Assim, a Operadora poderá:

- Registrar demanda junto à Central e deverá informar, no assunto, “Monitoramento TISS”, para encaminhar o questionamento para avaliação da área responsável dentro da ANS.
- Na demanda, a operadora deverá detalhar o problema ou a solicitação, informando quando necessário, o nome do arquivo e a competência à qual se referem.
- Poderá também informar responsável específico, na Operadora, a ser contatado pela equipe técnica, com nome, telefone e e-mail, caso haja necessidade de qualquer esclarecimento adicional sobre a demanda.
- A Operadora deve manter seus dados cadastrais atualizados junto à ANS, para receber as informações e, se houver necessidade de enviar informações complementares como arquivos em pdf. ou print de telas, a área técnica responsável pelo Padrão TISS indicará o canal de comunicação a ser utilizado pela Operadora.

 A ANS também disponibiliza um portal para “Atender operadoras de planos de saúde para dúvidas relacionadas ao Portal Operadoras”. Clique aqui.


Data da notícia: 02/05/2022

Fonte: Clique aqui e veja a notícia na integra

TOP