Divulgado percentual máximo de reajuste para planos de saúde individual e familiar

A Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS divulgou hoje no Diário Oficial o percentual máximo de reajuste a ser aplicado pelas Operadoras nos contratos Individuais e Familiares. Os contratos com aniversário no período de maio de 2019 a abril de 2020 serão reajustados em 7,35%.



A ANS utilizou a metodologia estabelecida pela RN 441/2018 para chegar no percentual máximo de 7,35%. A metodologia considera a variação das despesas assistenciais com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - retirando-se deste último o item Plano de Saúde. o modelo baseia-se diretamente no segmento de planos individuais e tem um componente que transfere a eficiência média das operadoras para os beneficiários, resultando na redução do índice de reajuste. Os dados enviados pelas operadoras são auditados e a base é pública, conferindo, assim, maior transparência e previsibilidade.

Lembramos que as Operadoras precisam de autorização prévia da ANS para aplicação do reajuste, conforme disposição da Resolução Normativa nº 171/2008.  Por fim, quando comparamos os índices autorizados anteriormente este é o menor dos últimos 05 anos.


Fonte: Prospera


Data da notícia: 24/07/2019

TOP