Raquel Marimon, Presidente da Prospera fala sobre a importância do Atuário

A Presidente da Prospera e diretora do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), Raquel Marimon, em entrevista no My News pelo Conseguro, fala sobre a importância da figura do atuário principalmente na elaboração de cálculos que envolvem riscos. Da precificação de seguros à estimativa de valor de contribuição previdenciária, a pessoa do atuário se faz presente.

Falou principalmente sobre o impacto da inflação médica no plano de saúde, da projeção de precificação do seguro saúde considerando estimativa do tempo de vida do beneficiário x custos médicos, e as iniciativas adotadas pelas Operadoras, por meio de cuidados coordenados e atenção primária a saúde, para minimizar as perdas financeiras e viabilizar, com isso, o aumento da carteira de novos clientes. O trabalho do atuário é equilibrar essa conta.

Na previdência privada, o desafio do atuário é prever a “Taxa de Juros”, neste atual cenário econômico, e a projeção realizada para calcular o percentil de armazenamento de recursos financeiros captados por um determinado prazo, para devolver ao beneficiário contribuinte – estimativa de valor de contribuição x definição de valor de benefício futuro.

Confira:



Data da notícia: 06/09/2019

TOP