Proposta para mensuração do Risco Operacional e Legal

A ANS se reuniu virtualmente com cerca de 30 representantes de entidades do setor na reunião de solvência para apresentação de Proposta de Modelo Padrão de Mensuração do Risco Operacional e Legal. 

Foi apresentada a proposta, seu estudo de impacto, ressaltando os aspectos positivos e negativos, ressaltando que o Risco Operacional e o Risco Legal possuem importante representação para o setor, sendo o Operacional o mais abrangente e de difícil mensuração por estar relacionado aos riscos de procedimentos internos, como risco de perda resultante de inadequações ou falhas em processos internos, pessoas e sistemas. Já o Risco legal, por sua vez, está relacionado à incerteza decorrente da falta de um completo embasamento legal das operações da empresa e do não-cumprimento de leis.

Além disso, foram evidenciados dados da pesquisa realizada com operadoras de grande porte (88) e administradoras de benefícios (21) para apresentar a situação do setor quanto à mensuração, avaliação e gerenciamento dos dois riscos. 
Assim, a ANS informou que o envio deverá ser feito até 15/01/21 das contribuições para o aprimoramento da proposta nessa primeira etapa de participação, que ainda será posta em Consulta Pública antes da aprovação pela Diretoria Colegiada da ANS.  

Confira aqui os documentos relativos à Reunião de Solvência.

FONTE: ANS


Data da notícia: 24/12/2020

TOP