Plataforma garante redução em 77% nos atendimentos de urgência e emergência

O município de Penedo criou um Centro Altamente Resolutivo (CAR), que centralizou o atendimento de doentes crônicos. A plataforma identifica os doentes crônicos que mais realizaram atendimento nas UPAs do município. Estes pacientes foram convidados a fazer parte do Programa Redenção e realizaram exames de glicemia e pressão arterial, além de levantamento antropométricos. Os dados são registrados no software, permitindo o controle remoto do paciente que também pode ser atendido em domicílio. O programa oferece monitoramento diário da pressão, encaminhamento nutricional e psicológico, início ou retomada da atividade física, controle e adesão aos medicamentos.

Segundo o ex prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, com o uso do sistema e o monitoramento há uma redução do encaminhamento do paciente para tratamentos de alta e média complexidade, acontece a integração e a análise compartilhada dos diagnósticos, uma melhor performance no uso de equipamentos e infraestrutura, além da prevenção substancial das doenças crônicas.

A PGS é a primeira startup público privada, criada a partir da regulamentação da Lei de Inovação, com o propósito de desenvolver tecnologias e implantar novos processos na área de saúde pública no Brasil. Desta forma, a intenção da PGS Medical, é levar essa tecnologia para mais municípios brasileiros. Afirma a startap que se o sistema da PGS Medical fosse usado em nível nacional, o gasto total público com assistência hospitalar e ambulatorial poderia ser reduzido em até 22,1%, segundo estudo realizado pela plataforma em cidades acima de 60 mil habitantes. Este percentual representaria uma diminuição de 7% no gasto total com a saúde pública.

Assim, afirma Wagner Marques presidente da PGS, que a tecnologia pode ser implantada em todas as unidades de saúde do Brasil. Depois de 26 meses de trabalho, mesmo com a pandemia de Covid-19, o uso desta tecnologia garantiu 49,5% menos internações, além de 531% menos mortes por Covid se comparado com o restante do Nordeste, segundo ele, é uma economia de bilhões de reais.

FONTE: SAÚDE BUSINESS.


Data da notícia: 04/02/2021

TOP