Plano de Transformação Digital da ANS

Você conhece o Plano de Transformação Digital da ANS?

 

Não!?! Então, ele já tem um ano! 

O Plano de Transformação Digital faz parte do Projeto ANS Digital, que vem promovendo mudanças significativas na organização e desenvolvimento dos trabalhos da agência. 

E para celebrar a Agência lançou a segunda edição do E-Book Selo de Maturidade Digital. Confira aqui. 

 

Selo de Maturidade Digital, o que é?

 

O Selo é um instrumento que classifica os serviços da Agência em categorias que indicam o seu nível de maturidade digital, apresentando, a partir do ponto de vista do cidadão (ou ente regulado), como ele consegue acessar os serviços da reguladora. 

Com a ferramenta, é possível realizar a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela ANS e da interação com seus públicos.  
 

O SISTEMA DE PROCESSO ELETRÔNICO faz parte desse plano?

 

A implantação do Sistema de Processo Eletrônico foi o foco da primeira onda do Projeto ANS Digital!

Como consequência, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), plataforma integradora de serviços para usuários internos (unidades da ANS) e externos (cidadãos, prestadores de serviço de saúde, operadoras de planos de saúde, ministérios, órgãos do judiciário e demais órgãos de controle) foi criado.  


Houve evolução desse projeto, a primeira onda foi finalizada?


 
No início de 2020, iniciou-se a segunda onda, com foco no desenvolvimento da capacidade institucional para atender ao processo de transformação digital acelerado pela pandemia provocada pelo Coronavírus. 

E a ANS aderiu, também, à Estratégia de Governo Digital, conforme Decreto 10.332, de abril 2020, por meio da pactuação do Plano de Transformação Digital 2020/2021, conformando a segunda onda do Projeto ANS Digital em três eixos. 
 

Projeto ANS Digital em três eixos, é só teoria ou já foi realizada alguma aplicação?

 

As implementações já aconteceram e na prática as operadoras, os beneficiários já fazem uso delas. 

No Primeiro Eixo Transformação Digital dos Serviços, do qual o Selo faz parte, houve um avanço no número e na maturidade digital dos serviços disponibilizados pela Agência. Com a publicação da Resolução Normativa - RN nº 464 – normativa que viabilizou a implantação de novas funcionalidades no processo administrativo eletrônico da ANS – alcançou-se a marca de 100% dos serviços digitais, ou seja, todos os serviços da ANS podem ser solicitados e recebidos via digital.  
 
No Segundo Eixo - Unificação dos Canais Digitais, foi realizada a migração do site da ANS para o Portal Gov.Br, cumprindo o previsto no Decreto Nº 9.756/2019. Houve ainda o incremento de serviços da Agência disponíveis no portal, passando de 16 para 40. Desses, três já foram incorporados ao login único, que oferece um ambiente de autenticação digital único do usuário aos serviços públicos digitais integrados à conta Gov.Br, incluindo os serviços da ANS. 

O Terceiro Eixo - Interoperabilidade dos Sistemas, contemplou a integração de base de dados, iniciativas voltadas para ciência de dados e disponibilização de dados no formato aberto. 

 
 
A Repactuação do Plano de Transformação Digital terá novo eixo? 

 

Com a repactuação do Plano que visa seguir em novas frentes de transformação digital, o novo Plano de Transformação Digital 2021/2022 terá um quarto eixo.

O Quarto Eixo - Segurança da Informação e Privacidade tem como objetivo acompanhar a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e as garantias de segurança das plataformas digitais.  
 

Fonte: ANS.


Data da notícia: 14/09/2021

TOP