PESQUISA DE SATISFAÇÃO: RECEPÇÃO DOS DADOS SERÁ ACEITA ATÉ 02/05

A ANS divulgou em seu site que, em razão data de corte do IDSS ocorrer em dia não útil, 30/04/2022 (sábado), será possível, excepcionalmente, realizar o envio da Pesquisa de Satisfação dos Beneficiários até o dia 02/05/2022 (primeiro dia útil subsequente). 

A Agência frisou que a excepcionalidade não se aplicaria aos demais Sistemas de Informações utilizados como fonte de dados dos indicadores do IDSS (DIOPS, TISS, SIP, entre outros).

A adoção da Pesquisa de Satisfação de Beneficiários de Planos de Saúde é um dos componentes para o Programa de Qualificação Operadoras – PQO.

Qual o objetivo da Pesquisa? Incentivar e aumentar a participação do beneficiário na avaliação da qualidade dos serviços oferecidos pelas operadoras de planos de assistência à saúde.

Os resultados da pesquisa aportam insumos para aprimorar as ações de melhoria contínua da qualidade da assistência à saúde por parte das operadoras, além de trazer subsídios para as ações regulatórias por parte da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS.

Clique aqui para ver o Documento Técnico que descreve a metodologia para a realização da pesquisa.

Quais são os benefícios esperados para a operadora que realiza uma Pesquisa de Satisfação?

- O maior desejo de todas as empresas é fidelizar os clientes e mantê-los satisfeitos.
- Realizar Pesquisa de Satisfação de Clientes é um bom começo para atingir o objetivo de fidelização do cliente.
- É uma ferramenta capaz de quantificar o grau de contentamento dos clientes em relação à empresa.
- Avaliar a experiência, em geral, do cliente com produtos e serviços oferecidos.
- Avaliar o engajamento do cliente e interações com a empresa ou apenas com aspectos específicos dos serviços oferecidos.
- Em suma, é essencial conhecer a satisfação do seu usuário para que a empresa desenvolva uma cultura centrada no cliente

A pesquisa de satisfação de beneficiários está inserida no IDSS, na Dimensão de Sustentabilidade de Mercado (IDSM), que agrega os indicadores relativos ao equilíbrio econômico-financeiro das operadoras e relativos à satisfação dos beneficiários (clientes das operadoras) com os serviços prestados.

A realização da pesquisa recebe um incentivo regulatório: Pontuação bônus no IDSS

A participação é voluntária e um dos incentivos oferecidos às operadoras é a obtenção de uma pontuação base na dimensão IDSM do IDSS. Entretanto, para a obtenção de tal pontuação, a pesquisa deverá obeceder aos requisitos mínimos e às diretrizes previstas no documento técnico elaborado pela ANS. 


Data da notícia: 02/05/2022

Fonte: Clique aqui e veja a notícia na integra

TOP