PAINEL DA ATENÇÃO À SAÚDE MATERNA E NEONATAL

"A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) implementou novas funcionalidades no Painel de Indicadores da Atenção à Saúde Materna e Neonatal. A versão mais recente, disponível no site da ANS, traz informações atualizadas a partir dos conjuntos de dados atuais disponíveis, como o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos - SINASC/MS de 2020, Padrão de Troca de Informações em Saúde Suplementar - TISS/ANS de 2020, e bases de dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa de 2021.   

Na visão dos resultados dos indicadores das operadoras, foi acrescentada a possibilidade de consulta por tipo de modalidade de operadora (Autogestão, Cooperativa Médica, Filantropia, Medicina de Grupo ou Seguradora Especializada em Saúde). Atendendo à sugestão do Conselho Nacional de Saúde (CNS), o painel passa a considerar, na visão dos resultados por Prestadores de Serviços de Saúde, o período gestacional no momento da realização do parto. Desta forma, os usuários podem conferir o quantitativo de partos realizados na 37ª ou na 38ª semana de gestação, além dos demais períodos gestacionais já disponíveis.   

Outra sugestão, atendida na visão prestador, foi a disponibilização dos resultados relativos aos Grupos de Robson (classificação que considera características da gestante) no formato da Tabela/Planilha de Robson, em consonância com recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Quanto à forma de pesquisa dos prestadores, além da possibilidade de consulta a partir da razão social ou do código no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), agora é possível realizar a pesquisa a partir do “Nome fantasia” dos prestadores.    

O Painel, instituído em 2019 como uma estratégia da Fase 3 do Movimento Parto Adequado para aumentar a transparência das informações relativas à atenção à saúde materna e neonatal, passou também a contar com uma tela de “Apresentação”, que contextualiza a sua elaboração; um “Glossário”, para facilitar a compreensão dos termos utilizados; e “Referências bibliográficas” consultadas na literatura nacional e internacional sobre o tema.   

Clique no link para ter acesso à nova versão do Painel de Indicadores da Atenção à Saúde Materna e Neonatal"


Data da notícia: 04/05/2022

Fonte: Clique aqui e veja a notícia na integra

TOP