OPERADORAS DEVEM SOLICITAR ACESSO À NOVA VERSÃO DO API QUE DÁ ACESSO AO NÚMERO DO CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE E REALIZAR O CREDENCIAMENTO

Em 18/05/2023, foi divulgado, no sítio eletrônico do Ministério da Saúde, notícia acerca da disponibilização da nova versão da API que dá acesso ao número do Cartão Nacional de Saúde às Operadoras.

O que é API? API vem do inglês Application Programming Interface, que significa Interface de Programação de Aplicação. Trata-se de um mecanismo seguro de integração entre Sistemas de Informação em Saúde do SUS, das Operadoras de Planos de Saúde e das Entidades Autorizadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O que é o Cartão Nacional de Saúde (CNS)? É o documento de identificação dos usuários do SUS que contém informações dos indivíduos, como dados pessoais, contatos e documentos. Atualmente, o número do CNS está inserido nos sistemas informatizados de saúde que demandam a identificação dos indivíduos, sejam usuários, operadores ou profissionais de saúde. Dessa forma, o CNS possibilita a criação do histórico de atendimento de cada cidadão no Sistema Único de Saúde, por meio do acesso às bases de dados dos sistemas envolvidos neste histórico.

Segunto a notícia veiculada pelo Ministério, com a nova versão, houve aumento da proteção dos dados dos cidadãos e garantia da privacidade daqueles que constam na base do CadSUS.

As Operadoras de Planos de Saúde devem solicitar acesso à nova interface. Para solicitar o credenciamento, as operadoras autorizadas pela ANS devem possuir o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), acesso ao Portal Único do Governo Federal (gov.br) e também um Certificado Digital da ICP-Brasil.

Clique aqui para acessar a notícia e obter as orientações completas sobre o credenciamento


Data da notícia: 22/05/2023

Fonte: Clique aqui e veja a notícia na integra

TOP