Nova forma de acesso a conjuntos de dados abertos

Novidade no acesso aos conjuntos “operadoras de planos de saúde ativas” e “operadoras de planos de saúde canceladas” por meio de Interface de Programa de Aplicativos (API, em Inglês - Application Programming Interface), destinado a desenvolvedores de sistemas e demais profissionais de tecnologia da informação.

 

Onde acesso esses dados?

 

Esses dados são disponibilizados no Portal Brasileiro de Dados Abertos.

 

Mas esses dados já são disponibilizados, o qual é a novidade?


Esses conjuntos de dados já estavam acessíveis por meio de arquivos em formato CSV, que requer o download do arquivo completo com todos os registros. 


Esse formato é indicado para os casos em que há necessidade de informações de todos os registros dos conjuntos de dados. 

 

A novidade é que a API permite o acesso aos dados de forma parametrizada, com possibilidade de consulta de um registro específico, bem como de pesquisa de registros, com resposta no formato JSON, o que facilita sua leitura por outras aplicações. 


Por esse motivo, ela é indicada para consultas pontuais de pequenas quantidades de registros, entendeu? 


Já avisa a desenvolvedores de sistemas e demais profissionais de tecnologia da informação sobre esse novo acesso!

 

A documentação da API pode ser consultada nos seguintes conjuntos de dados abertos: operadoras de planos de saúde ativas e operadoras de planos de saúde canceladas.

 

Fala mais ANS!!

 

A agência informou que ao disponibilizar os dados em novo ambiente além do seu portal, a ANS se alinha à Política de Dados Abertos do Governo Federal, fundamentada no desenvolvimento de um ecossistema de dados e informações que beneficia a sociedade e favorece a cooperação entre todos os setores, inclusive a iniciativa privada, o setor acadêmico e o próprio governo.


Fonte: ANS.


Data da notícia: 16/09/2021

TOP