Funcional lança plataforma para análise de dados sobre o coronavírus

A Funcional Health Tech, especializada em inteligência de dados e serviços de gestão para a área de saúde, acaba de implementar uma plataforma colaborativa para viabilizar o desenvolvimento de estudos e análises no setor. O objetivo é antever riscos e alternativas para o combate à pandemia do novo coronavírus.

O código-fonte está disponível online (http://github.com/funcional-health-analytics/covid19-analytics) e permite que organizações públicas e privadas, como operadoras de saúde, hospitais, indústrias farmacêuticas, fornecedores de insumos, profissionais de sustentabilidade, gestores públicos, além da comunidade científica, possam customizar as soluções e fazer novas análises a partir de algoritmos já criados. É possível também desenvolver seus próprios algoritmos e modelos com base nessas versões iniciais. A Funcional Health Tech construiu três modelos relacionados à previsão do aumento do número de casos de Covid-19 no Brasil e também sobre a utilização de leitos de UTIs em hospitais.

O trabalho é gratuito e aberto ao público. De acordo com Paulo Salem, gerente de Advanced An da Funcional, os modelos, algoritmos e estudos podem ser acessados por qualquer pessoa, que poderão baixar em suas empresas, fazer análises e compartilhar os dados com os demais. “A Funcional está se movendo para que o trabalho seja acessível a todos, desde aos que estão ingressando na área de ciência de dados até mesmos a especialistas. “Estamos documentando cuidadosamente todos os passos dos modelos e algoritmos, usando a linguagem Python, muito popular hoje em dia. Ao contrário de ferramentas fechadas, essa abordagem permite que as pessoas tenham liberdade para imaginar, implementar novos caminhos e também corrigir os eventuais erros existentes”, afirma.

Para esclarecer as principais dúvidas sobre a ferramenta, os executivos da Funcional e da Prospera Consultoria, unidade de negócios da empresa voltada para consultoria atuarial e regulatória, realizaram uma transmissão online pelo Youtube nesta segunda-feira, 6 de abril, às 12h. A transmissão contou com as participações dos especialistas Raquel Marimon e Paulo Salem.

Link da Transmissão - https://www.youtube.com/watch?v=VExanuFW4m8

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
 


Data da notícia: 06/04/2020

TOP