Operadoras apresentaram experiências de sucesso na coordenação e cuidado durante a pandemia do novo Coronavírus

Dia 30/06/2020, aconteceu a reunião virtual “Cuidados em saúde durante a pandemia: experiências na saúde suplementar” realizada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), sob a coordenação da equipe de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças (Promoprev) da diretoria de Normas e Habilitação de Produtos (DIPRO).  

O evento aconteceu para quatro operadoras apresentarem seus casos exitosos no cuidado de pacientes crônicos durante a pandemia de Covid-19.  

Dentre as experiências compartilhadas, Pedro Batista, Diretor Executivo Médico da Prevent Senior mencionou que a operadora deu continuidade às agendas eletivas, com ênfase em teletriagem, teleconsultas e implementação de métodos tecnológicos, inclusive prontuário clínico eletrônico. Além disso, sua equipe médica entrou em contato com os pacientes para lhes orientar e, nos casos suspeitos ou prováveis de Covid-19, o monitoramento do quadro foi diário.  

Em nome da COPASS Saúde - Associação de Assistência à Saúde dos Empregados da Copasa, Reginaldo Resende, Superintendente compartilhou que a operadora está utilizando canais eletrônicos para orientar os clientes sobre o uso da telessaúde, bem como atuação dinâmica com os prestadores e funcionários da empresa, além de medidas focadas na manutenção dos beneficiários nos planos, suspendendo exclusões, inclusive por inadimplência.  

Maria Luiza Bezerra, Coordenadora de Serviços de Saúde da Clínica de Saúde BRB  salientou o método de investimento em atenção primária, acentuou a participação ativa da equipe na coordenação do cuidado e apresentou os resultados positivos do monitoramento aos beneficiários no grupos de risco; aumento da teleconsulta, atendimentos nos finais de semana e feriados, monitoramento de casos suspeitos e confirmados, emissão de receitas e pedidos médicos eletrônicos e ajuste do espaço físico para segurança dos pacientes e equipe.  

Por fim, a colaboração foi da cooperativa Unimed São Carlos, pela apresentação do vice-presidente da operadora, Ivan Carlos Linjardi que salientou a realização de ações com a comunidade local, na contribuição de ações preventivas com a população em geral, não apenas seus beneficiário, como projeto para testagem por amostragem para levantamento epidemiológico e prevenção à contaminação pelo coronavírus. Além disso, foram destacadas ações de disponibilização do teleatendimento e teleorientação; Programa Fique em Casa; investimento em testagem, utilizando o teste RT-PCR e ações de busca pelo equilíbrio a todos os atores envolvidos no sistema.  

Confira a matéria completa no site da ANS 

Fonte: Site da ANS


Data da notícia: 06/07/2020

TOP