Esclarecimentos aos consumidores sobre aplicação de reajuste nos planos individuais/familiares

ANS informou que a pergunta abaixo é realizada com frequência pelos beneficiários através do canais de atendimento da agência:


“Por que ainda não recebi redução na mensalidade do meu plano de saúde se a ANS anunciou um percentual negativo para o reajuste dos planos individuais ou familiares?” 


E o que a ANS respondeu?


"Para tranquilizar os consumidores, a ANS esclarece que diferentemente de outros tipos de reajuste, como de luz, água, telefone, o índice autorizado pela ANS para os planos de saúde não é aplicado imediatamente após o anúncio da reguladora para todos os contratantes. De acordo com as regras do setor de saúde suplementar, as operadoras devem aplicar o reajuste no mês de aniversário do contrato, no período entre maio de 2021 e abril de 2022. Logo, se o boleto para pagamento ainda não trouxe o desconto relativo ao reajuste de -8,19% autorizado pela ANS, o beneficiário não deve se preocupar."  

 

Em resumo, isso significa que reajuste de planos individuais/familiares é aplicado no mês de aniversário do contrato!

Ou seja, o desconto, referente ao reajuste de - 8,19%, será aplicado na data de aniversário do seu contrato, no período entre maio de 2021 e abril de 2022! 

Portanto, o aniversário do seu contrato ainda poderá ocorrer nos meses seguintes, e consequente, o desconto ainda será aplicado.

 

Ainda tenho dúvidas, quem pode me auxiliar?

 

  • Pode solicitar informações à sua operadora de plano de saúde.
  • Pode entrar em contato com a ANS por um de seus canais de atendimento:
    • Disque ANS – 0800 701 9656;
    • Fale Conosco em www.gov.br/ans; ou 
    • Central de Atendimento ao Deficiente Auditivo: 0800 021 2105.

 

Fonte: ANS.


Data da notícia: 08/09/2021

TOP