Disponibilizado manual de resseguros para operadoras

Lançamento no final do ano, pode isso? Claro, né, toda a ajuda é bem-vinda, ainda mais no campo financeiro! 

A ANS disponibilizou o manual “Contratação de Resseguro por Operadoras de Plano de Saúde - Novo Instrumento de Gestão Financeira”.

 

Objetivo. Auxiliar as operadoras na gestão adequada dos recursos financeiros! 

 

Resseguro e operadora de plano de saúde como assim?


Veja, o resseguro, ou "seguro do seguro", é o contrato em que há transferência total ou parcial de um risco financeiro assumido pelo cedente, no caso a operadora de plano de saúde, para o cessionário, que é o ressegurador. 

 

A operadora realiza os pagamentos pelos eventos junto à rede prestadora e a resseguradora recebe um prêmio de resseguro pelos riscos assumidos, com o objetivo de suavizar impactos nos resultados das cedentes. OU SEJA, a operadora protege seu patrimônio e seus resultados operacionais da volatilidade acima de determinado nível, desse modo se assegura o equilíbrio entre os riscos assumidos e as garantias exigidas.

 

Como a operadora pode realizar essa contratação?


A operadora deve entrar em contato com uma resseguradora e por meio da emissão de uma ou mais apólices a contratação será efetivada. 


Contudo, a agência ressalta ser importante estudar o tipo de resseguro e o perfil de cobertura que seja adequada ao seu modelo de negócios!


Fonte: ANS.


Data da notícia: 16/12/2021

TOP