Dia Mundial da Prematuridade

Você sabia que o dia 17/11 é o Dia Mundial da Prematuridade? A ANS ressalta, nessa data, a importância do pré-natal e da escolha da melhor via de parto para prevenir esse quadro.

 

A ANS destaca os seguintes dados:

 

  • O Brasil é campeão em cirurgias cesáreas, boa parte agendadas sem indicação clínica. 
  • Segundo dados divulgados pela Aliança Nacional para o Parto Seguro e Respeitoso, o Brasil registrou 300 mil nascimentos prematuros em 2019, sendo o 10º país no ranking mundial de prematuridade.
  • Cerca de 11,7% dos partos ocorrem antes das 37 semanas de gestação no país. 

 

A Aliança Nacional para o Parto Seguro e Respeitoso reúne em torno de 52 entidades, incluindo a ANS, que atuam em prol da redução da mortalidade materna e neonatal e da garantia de direitos básicos para o parto e para o nascimento seguros no Brasil.

 

Cabe esclarecer que o bebê que nasce com menos de 37 semanas de gestação (36 semanas e 6 dias) é considerado prematuro, ou pré-termo. 


O pré-natal é um exame essencial e se faz necessário durante toda a gravidez, para o devido acompanhamento à gestante e do respeito ao tempo certo de nascimento do bebê, e assim, muitos partos prematuros podem ser evitados.


A ANS com a parceria do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e do Institute for Healthcare Improvement (IHI) desenvolvem o Movimento #PartoAdequado, que valoriza o parto normal e busca reduzir o percentual de cesarianas que não têm indicação clínica na saúde suplementar.

 

Fonte: ANS.


Data da notícia: 18/11/2021

TOP