A ANS realizou, no dia 9/12, a 120ª Reunião Ordinária da Câmara de Saúde Suplementar (CAMSS), em modelo híbrido, reunindo membros das entidades representativas para tratar de diversos assuntos pertinentes ao setor. O encontro, que foi realizado de forma híbrida, contou com a presença dos diretores Wadih Damous (presidente e Desenvolvimento Setorial), Carla Soares (Gestão), Lenise Secchin (Normas e Habilitação dos Produtos), Eliane Medeiros (Fiscalização) e Jorge Aquino (Normas e Habilitação das Operadoras).
Ao abrir a reunião, o diretor-presidente citou as dificuldades orçamentárias enfrentadas pela ANS, destacando que tem buscado alternativas para sensibilizar o governo federal a aumentar as verbas destinadas à reguladora. Ele também afirmou que o objetivo da CAMSS é a ampla participação das entidades nos temas pertinentes ao setor. “Nós regulamos para a sociedade e para a cidadania, e quanto mais intensa for a participação das entidades, dos órgãos, das operadoras e tantos outros representantes, mais consistente será a nossa regulação e mais efetiva será a nossa atuação. Por isso a participação de todos é fundamental”, disse.
Wadih Damous também informou que, por não haver nenhuma manifestação dos membros da CAMSS, a ata da reunião anterior estava aprovada.
Agora Tem Especialistas – O diretor-presidente explicou que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que estaria presente para falar sobre o programa Agora Tem Especialistas, não pôde participar. Assim, coube à diretora Carla Soares fazer os comunicados gerais sobre a iniciativa. “Não se trata de perdão de dívida nem de abrir mão dos valores do ressarcimento ao SUS, mas sim de uma maneira de viabilizar que as dívidas sejam convertidas em serviços para a sociedade”, esclareceu a diretora, alertando que há uma nova portaria sendo elaborada para amparar algumas questões quanto às possibilidades de aplicação dos débitos.
Agenda Regulatória – O diretor-presidente informou que a próxima Agenda Regulatória da ANS está começando a ser construída e pediu a colaboração de todos para que o instrumento seja o mais fiel possível às necessidades da sociedade e do setor. “Queremos um processo participativo e transparente e, para isso, a participação de todos é muito importante. Então, faço aqui uma conclamação para que essa participação se dê de forma efetiva. Estamos absolutamente abertos por receber essas contribuições”, destacou.
Apresentações e informes – Os representantes das entidades foram convidados a participar ao longo da reunião, de modo que muitos foram fazendo seus apontamentos e apresentando suas demandas durante o encontro.
Membros representantes da Câmara apresentaram suas demandas de forma presencial e remota
Após as contribuições dos membros da CAMSS, os diretores da ANS fizeram suas apresentações, com breves informes e resumos sobre ações de cada área:
Embora seja fechada à participação dos membros da CAMSS, a reunião pode ser assistida na íntegra no canal da ANS no YouTube ou clicando aqui.
Sobre a CAMSS
A Câmara de Saúde Suplementar é um órgão de participação institucionalizada da sociedade na ANS, de caráter permanente e consultivo, que tem por finalidade auxiliar a Diretoria Colegiada nas suas discussões. As reuniões da CAMSS ocorrem a cada quatro meses e contam com a participação de entidades do setor, de representantes de agentes de saúde, de órgãos de governo, dos consumidores, da pessoa com deficiência e das patologias especiais.
Data da notícia:
11/12/2025