A ferramenta conta com dados oficiais do Sistema de Informações de Beneficiários (SIB), plataforma da ANS que consolida informações repassadas mensalmente pelas operadoras sobre a entrada e a saída de beneficiários no setor de saúde suplementar, e dados sobre as empresas contratantes constantes na base da Receita Federal do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ. O levantamento abrange o período de 2000 a 2024 e considera apenas os planos cujos contratantes puderam ser identificados por meio do CNPJ, junto à Receita Federal.
Em formato de Power BI, o painel permite que o usuário filtre as informações por diferentes recortes, como número de contratantes e beneficiários, além de características específicas como as relacionadas às empresas contratantes (setor de atividade, porte e unidade de federação), planos contratados, operadoras e tempo de permanência no plano.
De acordo com dados do painel, em fevereiro de 2025, 72,2% dos beneficiários de planos coletivos estavam vinculados a planos empresariais, contratados pelas companhias em que trabalham. Outros 11,2% estavam afiliados aos chamados planos coletivos por adesão, intermediados por entidades profissionais, classistas ou setoriais.
Para acessar o painel, clique aqui:
Data da notícia:
08/05/2025