ANS promove reunião sobre processo de atualização do Rol de Procedimentos

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou, na última terça-feira (24), a 3ª Reunião Técnica com membros da Câmara de Saúde Suplementar (CAMSS) e toda a diretoria da Agência sobre melhorias na Resolução Normativa (RN) nº 439, que dispõe sobre o processo de atualização periódica do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde e incorporações de novas tecnologias. 

Destacamos os seguintes pontos discutidos na reunião: 

a) Atualização semestral e não mais a cada 2 anos: 

a.1) Submissões contínuas (demandas e análises). 

a.2) Consulta pública e notas técnicas semestrais. 

b) Tempo médio esperado de inclusão de cada tecnologia: 9 a 18 meses. 

c) Período de planejamento das Operadoras: em construção (de antemão, 30 dias após a publicação da RN). 

d) Possibilidade de dispensa de requisitos: casos como alterações simples de DUT ou tecnologias já aprovadas pela CONITEC (em construção). 

No encontro também foram abordados os desdobramentos do Projeto de Lei nº 6.330/2019, aprovado no Senado e que aguarda votação na Câmara dos Deputados, que altera a Lei nº 9.656 para ampliar o acesso a tratamentos antineoplásicos domiciliares de uso oral pelos usuários de planos de assistência à saúde. 

A partir das reuniões realizadas nos dias 14/08, 18/09 e 24/11, nas quais a ANS vem apresentando considerações sobre o processo de incorporação de procedimentos ao Rol e as sugestões dos membros da CAMSS que atuam nas discussões, a ANS formalizará um parecer final para ser apresentado ao setor e ao parlamento. 

Fonte: ANS 


Data da notícia: 30/11/2020

TOP