ANS inicia nova fase do projeto para certificação em atenção oncológica

ANS reiniciou, nesta quarta-feira (24/03), a segunda fase do Projeto Atenção Oncológica - OncoRede, em que será elaborado o Manual de Certificação de Boas Práticas em Atenção Oncológica, para que possa induzir o setor de planos de saúde à implementação de um novo modelo de cuidado para tratamento do câncer.

Segundo a ANS, o manual de certificação será construído de forma conjunta entre a ANS e um grupo consultivo formado de especialistas em oncologia, radioterapia, métodos diagnósticos, epidemiologia e gestão em atenção oncológica, filiados a diferentes instituições. As diretrizes para certificação contemplam os seguintes aspectos: centralidade no paciente; informação em saúde qualificada; rastreamento e diagnóstico precoce; laudo integrado de exame; busca ativa; multi e interdisciplinaridade; rede articulada; coordenação/navegação do cuidado; monitoramento do cuidado por indicadores; humanização; cuidados paliativos; educação permanente; e modelos inovadores de remuneração baseados em valor.    

A certificação é direcionada para operadoras de planos de saúde que cumprirem os requisitos de qualidade aferidos por Entidades Acreditadoras independentes. A previsão é que a construção do manual seja concluída até o final do ano.   De acordo com a coordenadora de Indução à Melhoria da Qualidade Setorial da ANS, Katia Audi Curci, toda a proposta da certificação será baseada em evidências científicas, cuidado integral e ações de prevenção e detecção precoce. 

Para mais detalhes sobre o projeto clique aqui.

FONTE: ANS


Data da notícia: 29/03/2021

TOP