ANS divulga novas funcionalidades no Portal das Operadoras

Possibilidade de inserção de arquivos de áudios no Espaço NIP

A ANS disponibilizou aviso informando que, a partir de hoje (04/12/2019), será permitido anexar arquivos de áudio nas demandas do Espaço NIP (no menu Fiscalização do Portal Operadoras). O tamanho máximo permitido para o arquivo é de 5MB e o formato deverá ser mp3, sendo permitido anexar apenas um arquivo de áudio por demanda. 

Novo Protocolo no sistema “Protocolo Eletrônico” 

Outra informação importante disponibilizada no Portal, diz respeito à instauração do Procedimento de Representação pelo não envio dos comunicados de Reajuste de Plano Coletivo (sistema RPC) que será realizada em breve.

A ANS informa que tanto a visualização da notificação quanto a petição de resposta, caso necessário, deverá ser realizada pelo Sistema de Protocolo Eletrônico (atualmente utilizado para peticionamento do Ressarcimento ao SUS) dentro do Portal Operadoras. O novo protocolo terá o nome de “Reajuste de Planos Coletivos”.

Como é um novo protocolo será necessário que o representante legal da Operadora, caso necessário, conceda acesso aos usuários que utilizarão o sistema.

Os perfis abaixo do sistema “E-PROTOCOLO - Protocolo Eletrônico” são necessários para atender a este novo protocolo:

  • Perfil obrigatório para acesso ao sistema de Protocolo Eletrônico;
  • REAJUSTE DE PLANOS COLETIVOS – Consulta notificação da ANS;
  • REAJUSTE DE PLANOS COLETIVOS – Consulta petição da Operadora;
  • REAJUSTE DE PLANOS COLETIVOS – Peticionar.


Para conceder o acesso a ANS recomenda seguir o passo a passo no manual do Portal Operadoras.

Caso o usuário seja o representante legal o novo protocolo já estará disponível no Protocolo Eletrônico de forma automática. Lembrando que o representante legal é o único usuário que possui acesso à todos os perfis de todos os sistemas por padrão. Para isso basta acessar o sistema “Protocolo Eletrônico” no menu “Operadora” do Portal Operadoras, se o acesso foi dado corretamente o novo Protocolo “Reajuste de Planos Coletivos” estará disponível.

Para evitar que o representante legal tenha que acessar o “ADMP Operadora” toda vez que for necessário gerir o acesso de um usuário, é possível conceder acesso a estes perfis a quem tenha acesso ao sistema “ADMP Operadora”, delegando assim a concessão destes perfis.

Em caso de dúvidas sobre: o RPC entrar em contato pelo e-mail ggrep.dipro@ans.gov.br e sobre a concessão de acesso no Portal Operadoras entrar em contato pelo e-mail portaloperadoras@ans.gov.br.


Data da notícia: 04/12/2019

TOP