ANS divulga novas diretrizes para Pesquisa de Satisfação com Beneficiários pelas operadoras

A ANS publicou nova versão do documento técnico que norteia a aplicação, pelas operadoras de planos de saúde, da Pesquisa de Satisfação dos Beneficiários.  Esclareceu a ANS, que as empresas interessadas deverão aplicar e divulgar a pesquisa, cuja participação é voluntária, informando os resultados à ANS, até 30 de abril de 2021 (data de corte do IDSS ano-base 2020). Caso a pesquisa esteja de acordo com as diretrizes previstas no documento técnico, poderá servir para pontuação em indicador do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar–IDSS.    

Desta maneira, a pesquisa leva em consideração os seguintes temas: Atenção à Saúde, Canais de Atendimento da Operadora e Avaliação Geral. Assim, o beneficiário deverá responder, por exemplo, se conseguiu atendimento quando necessitou se, ao fazer reclamação em um dos canais, teve a demanda resolvida e se indicaria o plano de saúde para amigos e familiares. O público-alvo é composto de beneficiários, com 18 anos de idade ou mais, independentemente de terem ou não utilizado o plano de saúde nos últimos 12 meses.  

Desta forma, as operadoras que iniciarem o procedimento da pesquisa a partir da publicação do novo documento deverão seguir as novas diretrizes. O fluxo do processo de pesquisa é composto das seguintes etapas: 

 

documento técnico 

A Prospera/Funcional estará elaborando uma orientação sobre o assunto para os nossos clientes no decorrer da semana.

Confira aqui o documento técnico para a realização da pesquisa.  

FONTE: ANS


Data da notícia: 14/12/2020

TOP