ANS divulga a campanha Novembro Azul

Quando novembro se inicia, a divulgação da campanha mundial do Novembro Azul traz à tona a conscientização dos homens sobre os cuidados com a saúde, especialmente na prevenção do câncer de próstata, um dos mais frequentes entre os brasileiros.


A ANS ressalta aos beneficiários de planos de saúde alguns dos procedimentos que constam no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde relacionados à prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de próstata, quais sejam, o exame de sangue, por meio do Antígeno Prostático Específico (PSA), e o exame de toque retal. 

 

A ANS também estimula as operadoras a realizarem projetos e programas voltadas a saúde do homem?

 

Destaca-se o Projeto Cuidado Integral que incentiva os beneficiários a ter um médico de referência para realizar consultas e exames regularmente, de acordo com a indicação da sua equipe assistencial e o Programas de Promoção da Saúde e  Prevenção de Riscos e Doenças (Promoprev).

 

Para ter acesso aos programas disponibilizados pelas operadoras, basta acessar aqui a listagem completa.

 

ANS informa que de acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata, inicialmente, pode não apresentar sintomas. Mas quando ele se manifesta, os sinais mais comuns são: 

 

•          dificuldade de urinar; 
•          demora em começar e terminar de urinar; 
•          sangue na urina; 
•          diminuição do jato de urina; 
•          necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. 

 

Se você já estiver na faixa dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores,  procure um urologista e converse sobre o tema. A detecção e o tratamento precoces podem salvar vidas, ressalta a agência regualdora.

 

Para acessar a íntegra dessa matéria, clique aqui.

 

Fonte: ANS.


Data da notícia: 10/11/2021

TOP