ANS DISPONIBILIZA A ATUALIZAÇÃO DOS PAINÉIS COM OS DADOS ECONÔMICO-FINANCEIROS

O que foi disponibilizado?

- Atualização do Prisma Econômico-Financeiro da Saúde Suplementar;
- Painel Contábil da Saúde Suplementar;
- Anuário: Aspectos Econômico-Financeiros das Operadoras de Plano de Saúde; e
- Atlas Econômico-Financeiro da Saúde Suplementar.

O que os painéis apresentam? Dados econômico-financeiros do setor em uma ferramenta dinâmica, com interface simples e de fácil compreensão para toda a sociedade.   

Onde está disponível? No portal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

Quais são as divisões do Prisma? O Prisma é dividido em três grandes grupos:

- Dados Consolidados do Setor de Saúde Suplementar;
- Ativos Garantidores e Provisões Técnicas; e
- Indicadores Econômico-Financeiros (ponderados e não ponderados).

O que apresenta? A evolução dos dados econômico-financeiros do setor de forma consolidada e por modalidade de operadoras de planos de saúde.

Como é atualizado o Prisma? É atualizado com dados trimestrais das operadoras e apresenta agora os dados relativos ao 4º trimestre de 2021.

Veja o Prisma Econômico-Financeiro.

Em relação ao painel contábil, qual o principal objetivo? Apresentar, de forma dinâmica, os dados contábeis já divulgados no portal da ANS e no Portal Brasileiro de Dados Abertos, ampliando a transparência das informações enviadas pelas operadoras à Agência. 

Qual a novidade nesta edição? A inclusão de uma nova página onde é possível consultar diferentes indicadores, como sinistralidade e índice combinado, em três bases temporais distintas: por trimestre, por período de 12 meses e acumulado no ano. 

Como é atualizado? O painel é atualizado com dados trimestrais das operadoras; e apresenta agora os dados relativos ao 4º trimestre de 2021.

Veja o Painel Contábil da Saúde Suplementar 

Em relação ao Anuário, o que apresenta? Aspectos econômico-financeiros de cada operadora de plano de saúde, como dados do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultados do Exercício, além de diversos indicadores necessários para uma análise mais detalhada das empresas do setor.

Como é atualizado? O Anuário é atualizado anualmente e apresenta agora os dados relativos a 2021.  

Veja o Anuário da Saúde Suplementar

Em relação ao Atlas, o que oferece?

- Uma visão concorrencial do setor, apresentando indicadores de concentração, número de beneficiários, identificação das operadoras que possuem as maiores fatias de mercado e receitas e despesas assistenciais estimadas para cada um dos 148 mercados relevantes de planos individuais e familiares, coletivos por adesão e coletivos empresariais.
- A evolução dos dados anualmente e apresenta agora os dados relativos a 2021.  

Quais as novidades?

- A partir de agora será possível consultar a quantidade de planos (produtos) comercializáveis e de operadoras que os oferecem por mercado relevante. O objetivo é indicar quantos produtos estão efetivamente à disposição do consumidor.
- Será possível ter uma visão por operadora. Nela se consulta a importância dos principais mercados relevantes em que cada uma atua para a respectiva carteira. 

Veja o Atlas Econômico-Financeiro da Saúde Suplementar  

O painéis também incluem as demais competências desde 2018 e são extraídos de Documentos de Informações Periódicas das Operadoras de Planos de Assistência à Saúde (DIOPS), do Sistema de Cadastro de Operadoras (CADOP), do Sistema de Informações de Beneficiários (SIB) e das Notas Técnicas de Registro de Produtos (NTRP).


Data da notícia: 02/05/2022

Fonte: Clique aqui e veja a notícia na integra

TOP