ANS destaca campanha sobre conscientização sobre câncer de mama e de colo de útero

Outubro Rosa! A campanha que acontece anualmente neste mês ressalta a conscientização sobre os cuidados relacionados à prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama e do câncer de colo do útero. 


A ANS ressalta que estar em dia com a realização dos exames preventivos e o autocuidado são atitudes que podem salvar vidas.


O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde possui procedimentos para esses casos?

 

Sim, a cobertura assistencial obrigatória para diagnóstico e tratamento a ser garantida pelos planos privados de assistência à saúde em relação a esses dois tipos de neoplasia maligna, de acordo com as segmentações assistenciais contratadas pelos beneficiários, possuem como cobertura a mamografia, a reconstrução mamária para correções de danos causados por um tumor, e o preventivo do câncer de colo de útero. 

 

E quanto a medicamentos?

 

59 antineoplásicos orais para todos os tipos de câncer na lista. E a ANS também assegura cobertura para todos os medicamentos antineoplásicos injetáveis, desde que prescritos pelo médico assistente para condição clínica que conste nas indicações da bula, e diversos outros medicamentos empregados no controle dos efeitos adversos ou adjuvantes de tratamentos para o câncer.


Você sabia que...


Depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, em todo o mundo. Os dados divulgados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que, para o ano de 2021, aproximadamente 66 mil novos casos, o que corresponde a 29% dos novos casos de câncer.

O Instituo explica que um em cada três casos pode ser curado se for descoberto logo no início!

A incidência de câncer de mama ocorre mais entre mulheres acima dos 50 anos de idade, mas também pode ocorrer em jovens e em homens.

 

A ANS explica... 

Como o câncer de mama não é uma doença totalmente prevenível, por causa da multiplicidade de fatores, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente daqueles que podem ser mudados com a adoção de hábitos saudáveis.

 

Fonte: ANS.


Data da notícia: 19/10/2021

TOP