ANS AMPLIA TRANSPARÊNCIA SOBRE ÍNDICES DE RECLAMAÇÕES

ANS lança duas ferramentas para consultar os dados do setor de planos de saúde.

No site da agência, já estão disponíveis os painéis dinâmicos Índice Geral de Reclamações (IGR) e Taxa de Resolutividade. Para conferir no portal vá em Assuntos > Informações e Avaliações > Índice de Reclamações.   

Painel Índice Geral de Reclamações

O Índice Geral de Reclamações (IGR) é uma medida criada pela ANS que contabiliza as reclamações de consumidores sobre operadoras de planos de saúde recebidas nos canais de atendimento da Agência. O cálculo do índice é feito de maneira que quanto menor o número do IGR, maior é a satisfação do beneficiário.

Então, pelo Painel IGR é possível verificar, por exemplo, a evolução de reclamações registradas na ANS com possibilidade de consulta por período de tempo, porte de operadora ou, ainda, a evolução de uma operadora específica. Assim, o beneficiário pode comparar o índice da operadora de seu interesse com a média nacional ou com o grupo de operadoras do mesmo porte, e verificar se aquela operadora está abaixo, acima ou dentro da média.

Painel Taxa de Resolutividade

A Taxa de Resolutividade (TR) é uma métrica calculada com base nas reclamações de consumidores registradas nos canais de atendimento da ANS que foram tratadas por meio da Notificação de Intermediação Preliminar (NIP). Retrata a capacidade de resolução consensual de conflitos entre usuários de planos de saúde e operadoras/administradoras de benefícios alcançada pela mediação realizada pela ANS.

Nessa taxa, quanto maior o percentual melhor, pois indica que houve intenção e capacidade da operadora em solucionar as questões recebidas na ANS.

No Painel da TR, é possível ter uma visão geral da evolução da taxa de resolutividade por período, por tipo de cobertura contratada (assistência médica ou exclusivamente odontológica), por tema e subtema da reclamação, por região e estado, e por operadora, sempre comparando a TR de uma operadora com a taxa do país, da região ou mesmo estado.    


Data da notícia: 13/12/2022

Fonte: Clique aqui e veja a notícia na integra

TOP