Tecnologia a favor da odontologia

 

Muito dos assuntos que vemos em eventos, reportagens e pesquisas envolve a inteligência artificial como um dos temas mais atuais do momento.


Operadoras de planos de saúde e odontológicos vem investindo em tecnologias e em especial a área de odontologia vem se destacando com algumas soluções que auxiliam na rotina de seus beneficiários, reduz despesas administrativas, facilitam processos internos e promovem a saúde bucal dando acesso a informações relevantes aos usuários.

Para os beneficiários, as ferramentas que estão sendo utilizadas nessa área podem auxiliar no agendamento de consultas através de chatbots busca on line de rede credenciada através do CEP do beneficiário, carteirinha virtual, etc. Para os clientes de planos empresariais e para parceiros, como exemplo as corretoras, é possível realizar inclusões e exclusões através do site da Operadora, realizar downgrades e upgrades de contrato, simuladores de reembolso, entre outros.

Um exemplo de facilidade tecnológica, que na minha opinião como consumidora é bem eficiente, são os aplicativos para celular, onde uma das funcionalidades que oferece é o mapa com GPS, que identifica a localização do beneficiário e indica as clínicas e profissionais da redondeza que são credenciados daquela Operadora.

A tecnologia para o profissional dentista também é destacada no caso das liberações de procedimentos, que podem ser solicitadas e liberadas no momento da consulta, otimizando o atendimento. Outro bom exemplo são as radiografias, que não tem mais a necessidade em serem arquivadas fisicamente, sendo agora as imagens armazenadas diretamente no prontuário eletrônico, que é outra facilidade tecnológica utilizada atualmente.

Dentre às tecnologias, estão os sistemas de gestão integrada, que reúnem dados e informações dos procedimentos em um só lugar, facilitando o gerenciamento financeiro, estoque, consultas, exames, entre outros, automatizando essas informações e minimizando as chances de erro, onde esses sistemas podem ser acessados remotamente, otimizando os processos e reduzindo arquivos físicos.

Desde os canais de comunicação até os sistemas de gestão integrada, o importante é facilitar ao máximo o acesso dos beneficiários ao seu atendimento e utilizar das novas tecnologias para otimizar os processos e não ficar por fora do mercado. Assim, disponibilize e divulgue canais diferentes de atendimento, automatize o máximo que puder em questão de processos e quanto mais informações integradas, melhor para sua gestão.

Se desejar ter alguém para trocar ideias sobre esse tema que me fascina, entra em contato, vou adorar saber mais sobre o que você está pensando em aplicar na sua organização: prospera@prosperabr.com



Camila Antonelli
Gestora de Negócios 


Leia também:
Inteligência Artificial na Saúde 
Chatbot na Saúde Suplementar

 


Data da notícia: 07/03/2019

TOP