Planos Odontológicos – Qual a sua proposta de valor?

Diferente de anos anteriores tivemos em 2020 uma enorme procura de interessados em consultoria e assessoria para obtenção registro de operadoras odontológicas. Esse movimento foi muito curioso e me fez refletir qual tenha sido essa motivação.
 

  • Maior interesse da população em relação ao cuidado da sua bucal?
     
  • Uma alternativa para clinicas odontológicas se reinventarem ou de ampliarem seu campo de atuação?
     
  • Formas diferenciadas de benefícios a serem ofertadas pelos empregadores?
     
  • Taxa de sinistralidade inferior a 50%


Em junho desse ano, publicamos o conteúdo que pode ser acessado no link https://www.prosperabr.com/opiniao/operadora-de-plano-odontologico, onde apresentamos orientações  acerca de registro de operadoras odontológicas que causaram grande repercussão. Esse conteúdo foi uma espécie de passo a passo para quem deseja enfrentar esse desafio e nos fez constatar o quão carente de informações é esse mercado.

São muitas as  questões que precisam ser respondidas e escrevo esse material com o objetivo de ser uma facilitadora nesse contexto. Resumidamente esclareço que:

Sobre o registro:

A pessoa jurídica que pretende operar no setor de saúde suplementar deve, necessariamente, obter AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO expedida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS. Para esse registro é necessário se cumprir uma série de regras que são impostas pela legislação vigente, que podem variar à partir da abrangência de atuação, de tipo de serviço prestadores entre outros.

Sobre os produtos:

Para oferta de produtos odontológicos é necessário observar e oferecer a todos os seus beneficiários a cobertura obrigatória do rol estabelecido pela ANS que tem uma previsão de atualização a cada 2 anos.

Sabendo minimamente disso e entendendo que vale a pena investir nesse projeto é necessário evoluir para o plano de ação.

Vejamos, para entrar em um mercado tão competitivo e tão cheio de regras, que hoje possui cerca de 390 produtos exclusivamente odontológicos ativos, com 26 milhões de beneficiários, há de se pensar o que a sua operadora fará para se tornar atraente e diferenciado no mercado. Para isso, sugiro primeiramente estruturar seu plano de ação a partir de respostas para algumas perguntas:

  • Qual será seu público alvo?
     
  • Quem são seus potenciais clientes?
     
  • Qual será o tipo de produto e serviço que você ofertará para seus beneficiários?
     
  • Qual sua estratégia de penetração no mercado?
     

Tão logo todas as questões acima sejam respondidas, apresento a principal questão Qual será sua proposta de valor???

Mais do que estabelecer a mensalidade que cobrará pro seus serviços, tipo e abrangência de cobertura é necessário  definir quais são os valores que os seus serviços proporcionarão aos seus beneficiários. Sua proposta de valor pode ser por exemplo,  ir além de simplesmente garantir a saúde bucal do paciente, mas também se apresentar como um ator de prevenção de doenças graves.

Lembre-se que  muitas são as operadoras odontológicas já estão estabelecidas no mercado,  o que fará a sua ser diferente das outras pode estar ligada a coordenação do cuidado com o beneficiário e a forma como ele será atendido

Você já pensou nisso?



 

 
  Lenisa Spínola

  Gestão de Negócios


Data da notícia: 29/12/2020

TOP