Sobre as novas regras para planos de saúde propostas recentemente pelas operadoras

Confira a nossa opinião sobre as novas regras para planos de saúde propostas recentemente por operadoras.

Na última semana, alguns jornais e sites divulgaram um movimento das operadoras no sentido de aproveitar o momento político do Brasil para mudar o que já está estabelecido e propor novas regras para planos de saúde.


As propostas de mudanças envolvem temas variados e bastante visados pela sociedade, como:

  • Extinção do limite para reajustes de planos contratados por pessoa física;
  • Aumento do período de revisão do rol de procedimentos;
  • Não definição de prazo de atendimento pelos prestadores de serviços das operadoras;
  • Não exigência de substituição de hospital em caso de descredenciamento.

 

Entre alguns outros aspectos.

Algumas das novas regras para planos de saúde são bastante coerentes, como: que um plano possa ser cancelado em caso de fraude, que o SUS tenha maior celeridade para cobrar das operadoras os atendimentos prestados em sua rede ou até mesmo a criação de uma regulamentação específica para os prestadores de serviço.


Entretanto, também fica evidente a tentativa de retrocesso em questões sobre as quais as operadoras já se qualificaram e que trouxeram melhorias relevantes para os beneficiários.


A nossa opinião sobre novas regras para planos de saúde


Sempre que o judiciário ou o governo, de modo geral, se sobrepõem às regras estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde SuplementarANS, nós, que atuamos no setor, nos manifestamos no sentido de que é preciso fundamentar decisões importantes – como estas – com base em avaliações técnicas.


Portanto, não é coerente reagirmos de forma diferente quando representantes do próprio setor de saúde suplementar agem de modo similar às instituições citadas. Esse movimento vai em desencontro com o esforço das operadoras de boa fé em atuarem de forma transparente e conquistarem a confiança da sociedade para um setor tão “abjeto” segundo a opinião pública.


É preciso manter a coerência na nossa conduta profissional e pessoal.

 

Italoema Destro
Gestora Atuarial
 

 

 


Data da notícia: 30/07/2019

TOP