IDSS 2019 - Revisão da Metodologia ano base 2018
A ANS já está trabalhando na revisão do IDSS para o ano de 2019, haja vista que todo ano propõe novas regras para o Programa de Qualificação de Operadoras. A ANS está implantando indicadores que busquem induzir as Operadoras a adotarem em suas diretrizes ações de promoção e de qualidade assistencial, propondo, dessa forma, uma melhor qualidade assistencial para os beneficiários.
Entre as principais alterações propostas para 2019, temos:
Além disso, há proposta para que alguns indicadores tenham suas metodologias revistas e outros sejam excluídos, como por exemplo, Taxa de internação por fraturas de fêmur em idosos.
Todos os indicadores que trata de assistência e acesso à saúde, continuam sendo calculados a partir das informações encaminhadas pelas Operadoras, através do TISS – Troca de Informações de Saúde Suplementar. Portanto, é importante que as Operadoras simulem a partir das informações do TISS, os resultados de seus indicadores, como forma de acompanhar previamente seus resultados do IDSS. Lembramos que a ANS, disponibilizou no PTA, um relatório de conferência para que as Operadoras possam acompanhar as informações encaminhadas, facilitando assim esta análise.
A metodologia do IDSS já foi voltada para o cumprimento da regulamentação, portanto, as Operadoras mais organizadas do ponto de vista processual (cumprimento de prazos principalmente) conseguiam obter notas maiores. Hoje em dia, a ANS entende que cumprir a regulamentação, é pré-requisito, ou seja, as Operadoras que desenvolvem programas de promoção ou ainda apoiam os programas indutores da ANS, conseguem melhores notas.
Flávia Salles
Gerente equipe Gestão de Regulação
Veja mais noticias e artigos sobre o assunto:
Projeto de Atenção Primária ANS
Informações do TISS e o IDSS 2018
Data da notícia:
28/06/2018