Confira o impacto que o novo Rol de Procedimentos ANS pode trazer

Novo Rol de Procedimentos ANS 2021 – entenda o que mudou

Mais de 100 inserções no novo Rol de Procedimentos ANS

Novo Rol de Procedimentos ANS contará com uma nova lista de procedimentos a partir de 1º de abril de 2021. Serão inseridos: 69 novas coberturas, entre exames, tratamentos e outras alterações; e 50 novas coberturas acerca de medicamentos; e 19 coberturas acerca de terapias, exames e cirurgias.

Para começar, vou explicar um pouco sobre o que é esse Rol de Procedimentos.

Mesmo que seja um assunto incansavelmente discutido no setor, é bom que os candidatos a registrarem operadora de saúde junto à ANS tenham conhecimento mínimo sobre o assunto.

O que é o Rol de Procedimentos ANS?
 
Desde sua criação, a ANS determinou que as operadoras que comercializassem planos de saúde deveriam cobrir obrigatoriamente determinados procedimentos que garantissem minimamente a qualidade de atendimento e o direito assistencial aos beneficiários. Esses procedimentos são indispensáveis para diagnósticos, tratamento e acompanhamento de doenças e eventos em saúde, tendo a sua atualização realizada a cada 2 anos. Isso para ampliar e qualificar a assistência aos beneficiários, uma vez que inovações tecnológicas em saúde são constantemente inseridas à assistência à saúde.
 
O processo de avaliação do Rol leva em consideração um conjunto de critérios científicos comprovados de segurança, tendo como base benefícios clínicos comprovados, alinhamento às políticas nacionais de saúde e custo/efetividade. Esse Rol existe tanto para operadoras de planos de saúde médico-hospitalares, quanto para exclusivamente odontológicos.
 
O que mudou esse ano?
 
Por conta de mudanças tecnológicas aceleradas, a atualização do Rol, que antes era feita a cada 2 anos, agora deverá ser realizada a cada semestre, reduzindo o tempo de resposta às demandas de incorporação dos novos integrantes da lista, onde as análises serão submetidas à consulta pública e deliberação da Diretoria Colegiada, sendo as atualizações publicadas em janeiro e em julho de cada ano.
 
São 69 novas coberturas, conforme referências abaixo:
  • 50 relativas a medicamentos: 19 antineoplásicos orais que contemplam 28 indicações de tratamento para diversos tipos de câncer, 17 imunobiológicos com 21 indicações para tratamento de doenças inflamatórias, crônicas e autoimunes, como psoríase, asma e esclerose múltipla, e um medicamento para tratamento de doença que leva a deformidades ósseas.
  • 19 referentes a procedimentos: exames, terapias e cirurgias para diagnóstico e tratamento de enfermidades do coração, intestino, coluna, pulmão, mama, entre outras.
 
O que isso impacta na operadora de saúde?
 
Não há dúvidas de que a atualização do Rol de Procedimentos é imprescindível e necessária. Afinal, também somos beneficiários e queremos a melhor assistência possível quando utilizarmos. Porém, certamente a crescente inserção de procedimentos e medicamentos à lista do Rol gera impacto de custos adicionais na maior protagonista operacional do setor: a operadora de planos de saúde. Afinal, ela terá que cobrir mais eventos do que já cobria antes. E, se considerarmos o aumento nos custos assistenciais do segmento e escassez de recursos, penso que haverá um impacto significativo no setor. Por isso, foi pensando em auxiliá-los, que a Prospera | Funcional está preparando um artigo técnico que demonstrará a dimensão desses impactos.
 
Esse estudo tem previsão de ser divulgado no fim de março, início de abril. Aguardem!
 
 
 
 
 Camila Antonelli
 Gestão de Negócios
 
 
 


Data da notícia: 23/03/2021

TOP