Modelos de remuneração na saúde: qual a melhor alternativa?

Diante dos crescentes custos com saúde, as alternativas para uma gestão de despesas médico-hospitalares adequada ganham, cada vez mais, o foco do mercado de saúde suplementar. Nesse contexto, as discussões acerca dos modelos de remuneração na saúde, entre prestadores de serviço e operadoras, bem com suas repercussões na sustentabilidade do setor, têm sido cada vez mais importantes.

Diversos modelos de remuneração alternativos ao fee-for-service (pagamento por serviço) têm sido estudados pelo setor, tal como:

  • Capitation
  • Orçamento Global
  • DRG
  • Pagamento por Performance

Essas alternativas têm como foco a qualidade do serviço prestado, bem como a redução dos custos com assistência à saúde.

Mas, diante de tantas possibilidades, qual a melhor alternativa para operadoras e prestadores de serviço?

 Opção de modelos de remuneração na saúde

Pois bem, é fato que cada modelo, quando analisado individualmente, possui pontos positivos e negativos, tanto sob a ótica das operadoras de planos de saúde, quanto dos prestadores de serviço. O capitation, por exemplo, pode ser uma estratégia de contenção e previsibilidade de gastos para as operadoras. Entretanto, ele também pode induzir a subprodução e impactar na qualidade do serviço prestado.

Então, nenhum modelo é plenamente adequado?

Em teoria, quando os analisamos particularmente, cada modelo de remuneração na saúde suplementar possui seus vieses. Por isso, uma boa alternativa é aplicação conjunta de alguns modelos. No exemplo de capitation supramencionado, poderia ser aplicado, conjuntamente, indicadores de pagamento por performance com o propósito de mitigar o risco de subprodução, por exemplo.

Mas então, qual seria o conjunto mais adequado?

Bom, isso varia de acordo com os padrões de cada relação entre prestador e operadora. Para chegar à melhor alternativa, deve-se levar em consideração os serviços contratados, bem como os padrões de risco observados em uma série histórica de informações. Dessa forma, para a avaliação da viabilidade e desenho de um novo modelo de remuneração, a compreensão do risco a ser mitigado é extremamente importante.

O modelo de remuneração ideal para sua operadora

A Prospera tem ajudado diversas operadoras e prestadores de serviço a alcançarem melhores resultados através de estratégias relacionadas às alterações do modelo de remuneração. CLIQUE AQUI e descubra como tornar seu negócio mais próspero com o nossos serviços de modelos de remuneração!
 

Equipe
Gestão de Negócios
 

Artigos relacionados:
Modelos De Remuneração – Discussões E Readequações Necessárias
Modelos De Remuneração E Entrega De Valor


Data da notícia: 28/05/2019

TOP