Perspectiva da saúde suplementar para o pós pandemia

O cenário da pandemia resultou na perda de adeptos ao plano de saúde, crescimento da inadimplência entre pessoas que optaram por manter os seus planos e a elevação da sinistralidade. Entretanto, possivelmente essa situação poderá mudar no pós-pandemia, pois com o fim da crise causada pela disseminação da covid-19, as pessoas darão maior foco à adoção de uma vida mais saudável, terão mais atenção quanto à higiene básica e serão mais cuidadosas ao se exporem em ambientes públicos, de modo que essas mudanças trarão à tona a consciência sobre a relevância da medicina preventiva.

Desta forma, as operadoras de saúde suplementar serão possivelmente fortemente favorecidas no pós-pandemia, desde que desempenhem a gestão inteligente de seus custos assistenciais. Assim, a tendência é que o mercado de planos de saúde ganhe um grande impulso, o que implicará na antecipação o processo de consolidação do setor. 

Neste sentido, a demanda por operadoras de saúde com produtos de atenção primária bem delineados irá crescer bastante entre as populações presentes em zonas de grande contaminação pelo vírus. Além disso, outras tendências que terão destaque na saúde suplementar após a pandemia serão o crescimento da adesão à telemedicina e do uso de inovações tecnológicas na área da saúde; o aumento da percepção quanto à importância de se ter um plano de saúde; a ampliação do acesso à saúde; o desenvolvimento de clínicas populares; e a ascensão da consolidação: contexto no qual as operadoras de menor eficiência deixam o mercado ou são absorvidas por organizações de maiores proporções por meio das práticas de fusão e aquisição.

FONTE: SAUDE BUSINESS


Data da notícia: 05/01/2021

TOP