Mapeamento do Risco Assistencial: resultado final

A ANS informou que já pode ser feita a consulta do resultado final do Mapeamento do Risco Assistencial relativo ao 1º trimestre de 2021, conforme previsto no art. 11 da RN nº 416/16.  


Fato importante...


O indicador “Taxa de internações pediátricas por causas respiratórias em beneficiários de 0 a 5 anos de idade” do ciclo referente ao 1º trimestre de 2021, diante do impacto da pandemia no comportamento de utilização de serviços de saúde especificamente para essa faixa etária será desconsiderado para análise.


Ou seja, esse resultado final do Mapeamento do Risco Assistencial do 1º trimestre de 2021, foi atribuída a classificação “Não se Aplica” a todas as operadoras de assistência médico-hospitalar no indicador acima mencionado. 


Essa mesma classificação será atribuída ao indicador no ciclo seguinte (2º trimestre de 2021), pelos mesmos motivos!

 

A sua operadora pode acessar o resultado no portal da ANS em Central de Relatórios, no item  “Monitoramento do Risco Assistencial!

 

E o Plano periódico?

 

De acordo com o artigo 7º da IN DIPRO nº 49/15, está sendo divulgado o Plano Periódico do Monitoramento do Risco Assistencial referente aos períodos do 3º trimestre/2020, 4º trimestre/2020 e 1º trimestre/2021. Mas, atenção, foi considerando, exclusivamente, o resultado do programa de Acompanhamento e Avaliação da Garantia de Atendimento, visto que o Programa de Mapeamento do Risco Assistencial teve seu processamento suspenso no ano de 2020, conforme decisão da 535ª Reunião da Diretoria Colegiada, lembra?


Atenção, Operadora!

 

A agência ressaltou que o resultado do Mapeamento do Risco Assistencial referente ao 1º trimestre de 2021 constará no Plano Periódico como critério de priorização para seleção de operadoras à visita técnico-assistencial, conforme previsto no §2º do art. 3º da IN DIPRO nº 53, de 2015. 


Acesse aqui o Plano Periódico.

 

Fonte: ANS


Data da notícia: 19/10/2021

TOP