Hospitalização excessiva e falta de gestão aumentam custos na saúde

Na quarta-feira, 25/09, aconteceu o segundo painel do Correio Debate, onde, com foco no tema “Prevenção e Longevidade”, o médico e CEO da Livon Saúde, Rodrigo Tonus, debateu sobre Saúde Suplementar, Consumo e Sustentabilidade, e apontou a hospitalização excessiva de alto custo, a ausência de foco em valor e a falta de gestão em saúde populacional como principais fatores para o crescimento insustentável do custo da saúde no Brasil.

Tem que haver uma “disrupção” do pensamento atual sobre o sistema de saúde e essa mudança tem que envolver os prestadores de serviços médicos, já que não conhecem o que é valor em saúde, que o valor em saúde é o resultado clínico que importa para o paciente dividido pelo custo da assistência. “Toda assistência, por menor que seja, enseja em custo. Esse valor em saúde tem que ser positivo, o que não acontece nos dias atuais, afirmou o CEO.

Não só isso, também deu ênfase à ao assunto “Atenção Primária à Saúde”: “Entendemos que a necessidade da atenção primária à saúde é praticamente vital. Precisamos de atenção primária para 100% das pessoas, mas não há como provar essa resolutividade”, explica. A operacionalização da atenção primária seria necessária para uma mudança de gestão de saúde. 


Data da notícia: 30/09/2019

TOP