Divulgado pela ANS os projetos que serão acompanhados no modelo de remuneração baseados em valor

Foi divulgado no dia 31/01/2020, pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a lista dos projetos de Modelos de Remuneração Baseados em Valor, que foram selecionados para acompanhamento, conforme previsto no edital lançado em agosto de 2019. A ação dá continuidade aos trabalhos desenvolvidos na fase 3 do Grupo de Trabalho que trata do tema.

Foi um total de 61 trabalhos recebidos entre agosto e outubro de 2019, que foram encaminhados por 40 operadoras de planos de saúde, as propostas passaram por avaliações e foram pontuadas conforme os critérios de seleção. Do total de iniciativas recebidas pela ANS, 30 (apresentadas por 21 operadoras), sendo aprovadas para fins de pontuação no IDSS ano-base 2019.

Os projetos aprovados que foram selecionados para acompanhamento pela ANS, 13 projetos piloto de Remuneração, considerando as seguintes características:

  • Notas mais altas
  • Qualidade técnica e clareza dos projetos
  • Qualidade e consistência dos indicadores apresentados
  • Modelos que apresentaram correlação com os projetos de indução à qualidade da DIDES/ANS
  • Diversidade de modelos para acompanhamento
  • Diversidade de modalidades de operadoras
  • Diversidade de regiões como critério diferencial no caso das Cooperativas Médicas (que representou a maioria dos projetos recebidos) 

O acompanhamento dos projetos, serão realizados remotamente e presencialmente, tanto através da recepção e da análise de informações, quanto de visitas “in loco” ao longo do ano de 2020.

O projeto de Modelos de Remuneração Baseados em Valor, é uma estratégia que tem como objetivo apoiar iniciativas que viabilizem a implementação efetiva de modelos de remuneração inovadores, centrados na perspectiva da melhoria da qualidade do cuidado em saúde e da sustentabilidade no âmbito da saúde suplementar para que possa contribuir para o setor superar os desafios para a aplicação de modelos alterativos ao Fee-for-service.

Fonte: Site ANS.


Data da notícia: 03/02/2020

TOP