Destaques da live - Parto seguro e respeitoso: por onde começar?”

Quando foi  realizada essa Live?

 

A #Live - Parto seguro e respeitoso: por onde começar?” foi realizada pela ANS no dia 16/09.

 

A gravação está disponível no YOUTUBE. Assista aqui.


É verdade que o evento contou com especialistas de diversas áreas que atuam no acompanhamento das gestantes?

 

Isso mesmo, durante o evento virtual esses profissionais compartilharam suas experiências e propuseram alternativas para assegurar a redução da mortalidade de mães e bebês no Brasil. 


Destacamos os seguintes pontos da live: 


A abertura do evento, foi realizada pelo diretor de DIDES substituto da ANS, Cesar Serra que destacou sua experiência pessoal, contando sobre o parto humanizado de seus filhos e reafirmando a importância de se debater o assunto.  


A gerente de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade Setorial da ANS, Ana Paula Cavalcante, abriu a primeira mesa de debates, que tratou do tema “Por que falar sobre mortalidade materna importa?”.  

 

Os participantes desse bloco evidenciaram a importância dos protocolos de atendimento à gestante, para evitar a mortalidade seja da mamãe ou do bebê, bem como de uma parceria dos profissionais que estão envolvidos no atendimento à mulher, para que ouçam ela e a ajudem com informações claras e acessíveis. 

 

A segunda mesa de debates - Por um parto seguro e respeitoso: como melhorar os desfechos do cuidado materno e neonatal no Brasil?, contou com a Ana Paula Cavalcante que mediou um talk show entre a professora e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) Maria do Carmo Leal; o coordenador médico de Obstetrícia do HIAE, Rômulo Negrini; a doutora em Pediatria, médica da Divisão de Neonatologia e Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) da Unicamp, Roseli Calil; e a enfermeira obstetra e especialista em regulação em Saúde Suplementar da ANS e Faculty do IHI Jacqueline Torres. 

 

Os painelistas destacaram as linhas de cuidado para a gestante, protocolos de atenção, informação adequada às mulheres, preenchimento correto dos cartões de pré-natal, melhoria da comunicação entre as equipes de atendimento, orientação sobre as boas práticas durante a pandemia e com atenção aos vírus respiratórios que podem levar ao agravamento da gestação, dentre outras ações necessárias para assegurar a saúde de mães e bebês e o parto seguro e respeitoso. 

 

Para Jacqueline, o investimento nas metodologias, a translação das informações e o engajamento das lideranças é fundamental para a implementação das diretrizes e para o sucesso da atenção à saúde. 

“O conhecimento científico precisa ser levado para o dia a dia de trabalho. Essas estratégias precisam ser colocadas em prática”, frisou Jacqueline Torres.  


Por fim, o diretor-ajunto da DIDES, Pedro Vilela, frisou que se deve buscar uma rede colaborativa e que o parto seja sempre indicado com protocolos a partir de evidências cientificas.  

 

Qual o movimento da ANS nesse tema?

 

A agência promove o Projeto Parto Adequado.

 

A equipe técnica que está à frente do projeto do Parto Adequado, também participou do evento e fez uma apresentação sobre os trabalhos realizados, salientando as ações de qualidade em saúde da Agência, das quais faz parte a certificação em parto adequado.

 “A complexidade dos problemas no Brasil exige uma resposta coletiva, abrangente e multiprofissional”, salientou a especialista em Regulação da ANS, Renata Gasparello.  

 

Fonte: ANS.


Data da notícia: 23/09/2021

TOP