Campanha de conscientização sobre o parto adequado

Campanha. A nova campanha de prevenção ao agendamento de cesarianas desnecessárias foi disponibilizada pela ANS.

 

Alertar. Esse é o objetivo.  A sociedade precisa ser informada sobre os riscos à saúde de gestantes e bebês quando há a antecipação do parto em cirurgias cesáreas agendadas sem indicação clínica!

 

A campanha faz parte das ações estratégicas do Movimento Parto Adequado!

 

Veja os dados: em 2020, na saúde suplementar, dos 484.010 partos realizados, 400.243 foram por cirurgias cesáreas – ou seja, cerca de 80%.  É um número muito alto!

 

Dados do Painel de Indicadores de Atenção Materna e Neonatal

 

No ano de 2019, nos hospitais privados (não necessariamente vinculados aos planos de saúde), o maior percentual de realização de cirurgias cesáreas ocorreu entre 37 e 38 semanas (37,29%). A ANS informou que a interrupção abrupta desse processo de amadurecimento, na 37ª semana, gera perdas múltiplas, pois entre a 37ª e a 38ª semana de gestação, os órgãos vitais do bebê, como o coração e pulmão, estão completando seu desenvolvimento e o bebê aprimora a sua capacidade de sugar e de engolir, o que pode afetar diretamente a amamentação!

 

Já os partos vaginais foram realizados mais vezes entre 40 e 41 semanas (29,80%). 

 

De forma geral, o tempo mínimo ideal de uma gestação é de 39 semanas! A Agência ainda ressaltou que existe uma Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) que estabelece que cesarianas a pedido da gestante só podem ser realizadas a partir de 39 semanas. A literatura médica aponta uma margem de erro de cerca de uma a duas semanas na idade gestacional, o que ocorre devido às diferentes formas de se medir o tempo de uma gestação. 

 

Fonte: ANS.


Data da notícia: 20/12/2021

TOP