Boletim Covid-19: edição de novembro

ANS divulgou a edição de novembro do Boletim Covid-19, com dados sobre o comportamento do setor de planos de saúde durante a pandemia de Covid-19.


Destaque da agência...


QUEDA. A presente edição mostra que a quantidade de leitos alocados para atendimento a casos de Covid-19 mantém a queda iniciada em abril de 2021. A taxa mensal geral de ocupação de leitos, que engloba tanto atendimento à Covid-19 como demais procedimentos, ficou em 72% em outubro, atingindo o mesmo patamar observado em outubro de 2019 (pré-pandemia).  Cabe destacar que 7 operadoras da amostra informaram ter zerado os leitos alocados para Covid-19!


AUMENTO. Já o número de beneficiários segue em contínuo crescimento. O total de 48.575.935 beneficiários representa aumento de 0,10% em relação a setembro e destaca-se as contratações na modalidade empresarial. 


Financeiramente falando... A prévia da sinistralidade do 4° trimestre de 2021 apresenta 6 pontos percentuais de elevação em relação ao mesmo trimestre de 2019. Observa-se, também, um pequeno aumento no percentual de inadimplência de planos com preço preestabelecido se comparado com o mês anterior, assim como nos percentuais de inadimplência para planos individuais/familiares e para coletivos. Um dos motivos que possivelmente justifica uma quantidade maior de pagamentos em aberto é o fato de o dia 31/10/21 ser não útil (domingo), sendo feitos pagamentos no primeiro dia útil seguinte (01/11/21) ou depois do feriado de 02/11/21. OU SEJA, é provável, que não tenha havido aumento de inadimplência, mas sim o efeito de vencimentos ocorridos no final de semana.


Outro aumento por aqui. A ANS ainda, informou que houve um aumento de, aproximadamente, 4,5% no total de reclamações que foram passíveis de intermediação pelo instrumento da Notificação de Intermediação Preliminar (NIP), em relação ao mês anterior.

 

Fonte: ANS


Data da notícia: 26/11/2021

TOP