Boletim Covid-19: dados atualizados até agosto de 2021

A ANS divulgou a edição de setembro do Boletim Covid-19 com dados sobre o impacto da pandemia de Covid-19 no setor de planos de saúde. 


O informativo é divulgado mensalmente pela agência e reúne indicadores assistenciais e econômico-financeiros, coletados até agosto de 2021, junto a um conjunto de operadoras que representa 74% dos beneficiários de planos de assistência médica!


Pontos importantes!


Estabilidade do setor:  o boletim indicou estabilidade no número de beneficiários, mantendo 48,4 milhões de vínculos em planos de assistência médica. 


Covid-19: os dados mostram leve aumento na taxa de ocupação de leitos para atendimento à Covid-19, em relação ao mês anterior (julho), enquanto o atendimento a demais procedimentos segue estável desde fevereiro de 2021.


Os dados referentes aos exames para detecção da Covid-19 indicam, após uma queda no mês de abril, que o número de exames de RT-PCR voltou a subir em maio, somando 670.401. Em junho, o número caiu para 434.501. Também diminuiu o número de testes do tipo sorológico: foram 92.293 em maio e 50.247 em junho de 2021.


Informações econômico-financeiras: houve uma queda no indicador de sinistralidade (mediana) entre julho e agosto deste ano (82% e 80%, respectivamente). Na prévia do indicador do 3º trimestre, a sinistralidade de caixa mostra pequena elevação em relação ao trimestre anterior de 2021, todavia patamar menor em relação ao mesmo trimestre de 2019 (pré-pandemia).

 

Inadimplência: redução no valor de inadimplência de planos com preço preestabelecido, também em relação ao mês anterior (julho), assim como nos percentuais de inadimplência para planos individuais/familiares e para coletivos. 


Reclamações: nota-se queda no número de reclamações relacionadas à Covid-19, feitas nos canais de atendimento da ANS, em agosto. Foram 769 reclamações no mês e 811 reclamações em julho deste ano. 


Ainda em comparação ao mês anterior, as reclamações relacionadas à cobertura para os exames diagnósticos da Covid-19 reduziram 2,5%, enquanto as demandas sobre outras assistências afetadas pela pandemia (cobertura para atendimentos e procedimentos não relacionados à Covid-19) reduziram 20,2%, aproximadamente. 


No entanto, com relação a temas gerais e relacionados à Covid-19, foram registradas na Agência 18.307 reclamações, passíveis de mediação pelo instrumento da Notificação de Intermediação Preliminar (NIP). 

 

O número é 8,5% maior que o registrado em julho deste ano e 29,5% maior que o total de atendimentos feitos em agosto de 2020.

 

Exames e terapias eletivas: Quanto à procura por exames e terapias eletivas (Serviços de Apoio Diagnóstico Terapêutico - SADT), a emissão de autorizações para procedimentos de SADT em agosto cresceu 11,1% em relação a agosto de 2019 (pré-pandemia), o que aponta para um retorno da procura por exames e terapias eletivas, que sofreram redução expressiva ao longo do ano passado.

 

Mais alguma coisa?


Cabe lembrar que, em comparação com Boletins anteriores, números de competências passadas podem sofrer alteração. Isto porque exames ocorridos em determinado mês podem ser cobrados das operadoras nos meses subsequentes quando, somente então, serão enviados à ANS, conforme estabelecido no Padrão TISS.

 

Por fim, para conferir a íntegra do Boletim atual e acompanhar o monitoramento diário de demandas sobre Covid-19, acesse os links abaixo:


Clique aqui para acessar a publicação. 


Consulte o monitoramento diário das demandas sobre Covid-19.

 

Fonte: ANS.


Data da notícia: 24/09/2021

TOP